Ajuda bilionária à Nasa

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, se ofereceu para bancar 2 bilhões de dólares (mais de 10,3 bilhões de reais) dos custos da Nasa, a agência espacial americana, em troca de participar do contrato de construção de um veículo de pouso na Lua. A informação foi divulgada pelo portal de notícias internacionais BBC News.

Segundo o portal, em abril deste ano, a Nasa concedeu o contrato de US$ 2,9 bilhões ao empresário Elon Musk, rejeitando a oferta original da empresa Blue Origin, de Bezos. A agência só poderia dar o contrato a uma empresa.

Numa carta ao administrador da Nasa, Bill Nelson, Bezos escreveu: “A Blue Origin vai completar o orçamento que falta ao Sistema de Pouso Humano (HLS, na sigla em inglês), ao suspender todos os recebimentos no atual ano fiscal do governo e no próximo, completando um total de US$ 2 bilhões, para garantir que o programa volte aos trilhos.”

A Blue Origin entrou com uma reclamação no Escritório de Contabilidade do governo dos EUA, alegando que a Nasa injustamente “modificou as traves do gol no último minuto”, de maneira a garantir o contrato à SpaceX, empresa de Elon Musk.

Author: João Alberto

Compartilhe este post