A Rainha do Sul: das folhas às telas

Foto: Divulgação

Adaptada de um livro de Arturo Pérez-Reverte, A Rainha do Sul ganhou espaço nas telas e faz sucesso no canal Space e na plataforma de streaming Netflix. No livro, o autor intercala narrativas na primeira e terceira pessoa, na qual conta com uma linguagem policial e jargões espanhóis, já que a história do tráfico de drogas acontece inicialmente em território mexicano e se expande para outras regiões do mundo. Para quem curte uma leitura mais aventureira e agressiva, a obra é ideal.

A adaptação às telas colecionou elogios e algumas críticas às cenas fictícias. Passeando pelo mundo real do crime e adicionando toques de ficção nos registros, a trama conta com Alice Braga como protagonista. O talento da brasileira já enriqueceu obras como Cidade de Deus, Eu Sou a Lenda e O Ritual. Na série, a atriz vive a mexicana Tereza Mendoza, que se apaixona pelo traficante Güero, vítima de assassinato nos primeiros episódios. Tereza precisa correr para salvar a própria vida, se refugia nos Estados Unidos e cai nas garras dos chefes Camila (Veronica Falcón) e Epifânio Vargas (Joaquim de Almeida).

Os primeiros episódios são introdutivos, o que causou um cansaço em muitos espectadores que afirmaram não continuar assistindo por serem “muito parados”, mas logo a produção pega ritmo e ganha doses extras de ação. Tereza passa por ocasiões de abuso e invasão, perdendo a crença em si mesma quando é obrigada a cometer atos criminosos que jamais foram executados antes. Aos poucos, ela vai ganhando credibilidade, formando alianças e entrando em conflito pelo trono de expansão do tráfico de cocaína na América Latina e Europa.

Camila e Epifânio – embora sejam um casal – não são unidos e essa fraqueza impulsiona Tereza a brigar pelo título e regalias de traficante mais perigosa, respeitada e temida. Ela usa as lembranças de um passado sombrio para enfrentar os obstáculos de sua jornada no mundo do crime, amor, sangue, violência e romance.

A série conta com 4 temporadas de 13 episódios cada. Eles variam entre 30 a 46min de duração. A quinta temporada tem previsão de chegada ao Brasil ainda neste ano.

Author: Mariane Magno

Compartilhe este post