RioMar Casa 2021 abre ao público e encanta com projetos de arquitetura

RioMar Casa 2021 – Créditos: Paulo Paiva/DP Foto

A abertura oficial da 5ª edição do evento aconteceu nesta quinta-feira (26), inicialmente para convidados e imprensa. O Blog João Alberto foi conferir de perto as novidades da arquitetura pernambucana, que foram condensadas em 45 espaços criativos e cheios de personalidade, no piso L3 do Shopping RioMar Recife. Após um hiato de 30 meses, devido a pandemia, o RioMar Casa retorna para mostrar projetos acessíveis e que oferecem muita diversidade. A mostra, que conta com projetos de nomes como Paulo Veloso, Wagner Melo, Maiza Neri e Daniela Bacelar, fica exposta até o dia 26 de setembro e tem entrada gratuita.

Entre quartos, pousadas, flats e bares, o RioMar Casa 2021 partiu do princípio da ligação das pessoas com suas casas. O conceito do novo morar foi ainda mais aprimorado com a chegada da Covid-19, que mudou a rotina dos brasileiros e fez com que o ambiente de trabalho também migrasse para dentro das casas e apartamentos. “A arquitetura era tida como um serviço inacessível e eu acompanhei, durante esses 30 meses, desde a última edição em 2019, que os arquitetos não pararam de trabalhar, lojas ligadas ao ramo não pararam de vender”, explica a organizadora do evento, Carlota Guerra, que reforça o fato da exposição ajudar no movimento da economia local.

RioMar Casa 2021 – Créditos: Paulo Paiva/DP Foto

Acessível a todas as idades, estilos e classes, os espaços arquitetônicos dão um verdadeiro show de inspiração. Cores, móveis planejados, artesanatos que exaltam a cultura nordestina e o aconchego auxiliam na humanização dos ambientes expostos, tornando-os ainda mais especiais aos olhos do público. “As pessoas vão tirar muito aprendizado dessa edição. Se identificar com cada um dos 45 espaços. Com a pandemia, acabou que ficamos com mais tempo, já que adiamos o evento, para olhar com certo distanciamento e entender o que estava acontecendo na sociedade. Entendemos que tínhamos que oferecer muita diversidade, oportunidade e acessibilidade”, completa Carlota.

Um dos grandes destaques da mostra fica por parte do stand com assinatura de Paulo Veloso, um bangalô contemporâneo, com parede de mariscos e móveis que remetem ao litoral. “A mostra está linda! Convido vocês a conhecer. Preparei um espaço que exalta os conceitos de sustentabilidade, beleza e bem estar. Esses são os pontos chaves do Bangalô da Praia”, conta o arquiteto. Mas para quem prefere tons neutros e o ponto de interseção entre moderno e clássico, não pode deixar de conferir os ambientes do Albuquerque e Malvim Arquitetura. “Apostamos nos tons terrosos e na união entre o conceito de conforto e espaço para trabalho em casa”, explica Alysson Albuquerque.

>>Confira cliques do evento:

*Créditos: Paulo Paiva/ DP Foto

>> Colunáveis:

Author: Marcela Nunes

Compartilhe este post