Portugal imuniza mais de 80% da população e suspende a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços abertos

Foto: Reprodução/Internet

A nação lusitana deu mais um passo na retomada da normalidade. Contando com 80% da população imunizada, agora será permitido que usar máscara ou não seja opcional em lugares abertos. A conquista é possível por causa de uma junção de fatores: números de casos e mortes controlados e taxa de vacinação que coloca Portugal no topo da lista dos países mais imunizados do mundo com a dosagem completa.

Entre a terceira e a quarta semana de setembro, teremos a população toda – que é elegível – vacinada. O ritmo depende de muitas coisas. Nós temos vacinas neste momento, temos capacidade para administrar e precisamos também que a população colabore, comparecendo aos centros de vacinação”, diz o vice-almirante Gouveia e Melo, coordenador da vacinação em Portugal. A meta do governo português, no momento, é completar o ciclo de imunização nos adolescentes. O país tem 3 milhões de doses estocadas, quantidade que passa de suficiente para atingir a vacinação em massa.

O fim da obrigatoriedade das máscaras em lugares abertos já propõe uma movimentação nos pontos turísticos, influenciando na economia do país, que assim como muitos, perdeu neste quesito com a pandemia da Covid-19. O uso do acessório segue sendo obrigatório nos transportes coletivos e dentro de órgãos públicos, supermercados, shoppings, lojas, cabeleireiros e restaurantes.

Author: Lara Calábria

Compartilhe este post