Espetáculo pa(IDEIA) celebra educação libertária nos 100 anos de Paulo Freire

Atores da Trilogia Vermelha (Daniel Barros, Junior Aguiar e Marcio Fecher

Peça pernambucana vai ser exibida presencialmente, na sexta-feira, dia 24, às 19h, no Teatro Santa Isabel. O espetáculo pa(IDEIA) – pedagogia da libertação, celebra o centenário do educador recifense Paulo Freire e vai ter os atores Daniel Barros e Júnior Aguiar como protagonistas. Eles indagam e interpretam o papel do aclamado professor e patrono da educação brasileira. “Buscamos contribuir para dimensionar a importância do teatro político na sociedade brasileira em diálogo com as lutas históricas pela construção da democracia no Brasil e em toda a América Latina”, descreve Júnior Aguiar.  

A encenação retrata os 70 dias da prisão do pernambucano Paulo Freire no Recife após o golpe de 1964, além do exílio do professor por 16 anos pela América Latina, Europa e África. “Propomos um diálogo, sempre a partir da reflexão social, que não deixa ninguém a margem da vida nacional. Educação e política se fundem. Sua relevância como personagem histórico é o centro do nosso debate que desejamos estabelecer com a plateia. Freire continua sendo um visionário ao propor uma pedagogia crítica, ancorada no diálogo dos educandos com os educadores, onde todos aprendem e ensinam ao mesmo tempo”, afirma Daniel Barros.

pa(IDEIA) surgiu de uma pesquisa do Coletivo Grão Comum, também de Pernambuco, em conjunto das obras Trilogia Vermelha. Desde a estreia em 2016, conquistou o troféu APACEPE/2017 nas categorias iluminação, trilha sonora e ator coadjuvante e premiações do Festival Abril para o Teatro como melhor espetáculo, direção e ator coadjuvante, sendo indicado para seis prêmios no total. “A teatralidade, no campo desta segunda pesquisa de criação, recaiu sobre o tema da educação, das filosofias pedagógicas, da importância de defender o campo do conhecimento e das sabedorias que interligam mestres e aprendizes, educadores e educandos”, ressalta Júnior.

Sinopse

A prisão e o interrogatório do professor Paulo Freire em 1964, o Brasil de hoje e as contradições da velha educação como temas centrais da obra. Política, dialética e amor para atingir a libertação através das ideias. E o espectador sendo permanentemente colocado a ocupar/desocupar, agir/reagir, silenciar/falar a cada novo avanço da história.

Author: Marcela Nunes

Compartilhe este post