Fernanda Montenegro é eleita para Academia Brasileira de Letras

Fernanda Montenegro é eleita para Academia Brasileira de Letras

A atriz Fernanda Montenegro foi eleita como uma das representantes da Academia Brasileira de Letras (ABL). A artista de 92 anos, que era a única candidata disputando a cadeira, recebeu 32 votos. Contudo, ela só irá tomar posse em março de 2022, quando a Academia voltar do recesso de final de ano. Em publicação feita no Instagram, Fernanda enalteceu a importância histórica da ABL e agradeceu pelo posto, “A Academia Brasileira de Letras é um referencial cultural de 125 anos. Abrigou e abriga representantes que honram a diversidade da nossa criatividade em várias áreas. Vejo a academia como um espaço de resistência cultural. Agradeço a oportunidade”, afirmou.

A posse de Fernanda é um marco e mais uma vitória contra desigualdade de gênero que existe na academia, pois a atriz é a nona mulher eleita para a ABL ao longo dos 124 anos de história da academia. “Historicamente, as candidaturas femininas foram não só reiteradamente condenadas e rejeitadas pela esmagadora maioria dos membros da academia, como sua proibição foi incorporada ao regimento interno da ABL em 1951”, afirma Michele Asmar Fanini, doutora em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e autora da tese Fardos e Fardões: Mulheres na Academia Brasileira de Letras (1897-2003).

Entre os outros nomes femininos que tornaram-se imortais estão Rachel de Queiroz (1977), Dinah Silveira de Queiroz (1980), Lygia Fagundes Telles (1985), Nélida Piñon (1989), Zélia Gattai (2001), Ana Maria Machado (2003), Cleonice Berardinelli (2009) e Rosiska Darcy de Oliveira (2013). “Fernanda Montenegro é um dos grandes ícones da cultura brasileira. Intelectual engajada e sensível leitora do real. Sua presença enriquece os laços profundos da Academia com as artes cênicas”, disse o presidente da ABL, Marco Lucchesi. O fato de não haver nenhuma outra candidatura foi entendido como uma homenagem à trajetória da atriz.

Author: Alice Carvalho

Compartilhe este post

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.