Dia Mundial do Hip Hop: confira dicas de filmes e séries sobre o movimento

Foto: Reprodução/Internet

Em 12 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Hip Hop. O movimento conta com quatro elementos essenciais: Rap, Break, Dj e Graffiti. Sem ignorar as questões sociais, o Hip Hop quebra barreiras todos os dias no combate à desigualdade que, muito além do quesito cultural, vem como forma de protesto, fonte de conhecimento e inclusão para a população menos favorecida.

Pensando em sua importância, separamos alguns filmes e séries que focam em elementos presentes no Hip Hop. Vale a pena assistir!

Confira a lista:

>> Atlanta

Criada e estrelada por Donald Glover, a série Atlanta é uma comédia dramática que conta a história de dois primos que sonham em ganhar espaço e se destacar na cena deo rap da região. A produção recebeu muitos prêmios e indicações, foi premiada em duas categorias — Melhor Série de Televisão Musical ou Comédia e Melhor Ator em Série Musical ou Comédia nos Prêmios Globo de Ouro de 2017, e cinco Prémios Emmy do Primetime, um deles de Melhor Ator Principal em Série de Comédia e outro de Melhor Direção para uma série de comédia. 

>> 8 Mile – Rua das Ilusões

Jimmy é um rapper que vive em Detroit e busca um sentido para a vida difícil que leva na periferia. Entre desentendimentos com a mãe alcoólatra e um relacionamento conturbado com a namorada, ele deposita sua esperança de dias melhores em um concurso de rimas. Na busca pela superação, Jimmy enfrenta um grupo rival dentro de seu bairro, que parece ter ideais divididos pela rua que dá nome ao título original. A trilha sonora do filme, Lose Yourserlf, de Eminem, ganhou o Oscar de Melhor Canção Original em 2003.

>> Straight Outta Compton – A História do N.W.A

O filme conta a história do grupo de rap N.W.A (Niggaz Wit Attitudes), formado por Ice Cube, Dr. Dre, Eazy-E, DJ Yella e MC Ren. Os artistas revolucionaram a cena musical americana com letras contra o sistema.

>> Roxanne, Roxanne

A rapper de batalha mais temida no início dos anos 80 em Nova York era uma adolescente feroz de 14 anos que vivia em Queensbridge. Com o peso do mundo sobre seus ombros, Roxanne Shanté corria as ruas para sustentar sua família e percorrer o caminho de se tornar uma lenda do hip-hop.

>> Fresh Dressed

O documentário mostra como surgiu e qual o impacto da moda no universo da cultura de rua, o tal Fresh Dressed; e também o papel das grandes grifes de moda na identidade do povo negro nos bairros periféricos de Nova Iorque, possibilitando, nos anos seguintes, o surgimento de uma avalanche de novas marcas de moda urbana. A cronologia do doc inicia-se nos anos 70, em Nova Iorque, berço do surgimento da cultura hip-hop. O alto desemprego e o caos político, característicos da época, intensificavam a guerra entre os bairros de NY. As regiões periféricas da cidade estavam tomadas pelas gangues, que constantemente entravam em conflito. (Laboratório Fantasma)

Author: Mariane Magno

Compartilhe este post