Museu da Cidade do Recife celebra 40 anos com programação especial ao longo do ano

Foto: Reprodução/Visit Recife

Nesta sexta-feira (14), o Museu da Cidade do Recife comemora 40 anos de existência e, para marcar e prolongar a data tão especial, o equipamento cultural da Prefeitura do Recife promove, ao longo deste ano, atividades de reflexão sobre a capital pernambucana do passado e do futuro, visando o desenvolvimento da cidade. A programação inclui lançamento de livro, exposição comemorativa, realização de seminário e ações nas redes sociais.

Um selo comemorativo dos 40 Anos, que estará presente nas ações do Museu em 2022, foi criado pelo designer Raul Kawamura. A logo de aniversário homenageia as crianças. São elas que alegram as muralhas do Forte durante o ano, durante as excursões  escolares ou nas oficinas gratuitas promovidas pela instituição.

As celebrações terão início nesta sexta (14), com o lançamento de um vídeo no YouTube, Instagram, Facebook (@museudacidadedorecife). Comandado por Lúcia Matos, a produção reúne fotos de antigas exposições e atividades promovidas ao longo dos últimos anos. Outro vídeo sobre a fundação do Museu, apresentado pela diretora Betânia Corrêa de Araújo, também será divulgado entre os seguidores da instituição nesta sexta. “Foi na perspectiva de futuro, como braço do Instituto da Cidade, que foi criado em 1982 um Museu para a Cidade do Recife. E foi em uma fortaleza, monumento nacional, repleto de história, símbolo de luta e resistência, que o museu foi instalado. São quarenta anos que se juntam aos quase quatrocentos anos de fatos históricos, de experiências humanas”, destaca Betânia.

LIVRO, EXPOSIÇÃO E SEMINÁRIO – Em fase de edição, o livro que celebra os 40 anos do Museu será publicado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e reunirá textos produzidos pela sua equipe e parceiros convidados pela Instituição, além de imagens importantes do acervo do MCR. A publicação tem previsão para ser lançada neste primeiro semestre, assim como a exposição comemorativa.

Author: Mariane Magno

Compartilhe este post