Anunciada cenografia do carnaval

Em coletiva de imprensa no gabinete da Prefitura do Recife, João da Costa anunciou o projeto cenográfico do carnaval deste ano ao lado de Renato L., secretário de Cultura, de Luciana Félix, presidente da Fundação de Cultura, do arquiteto Carlos Augusto Lira e do homenageado José Cláudio.

Luciana Félix, Carlos Augusto Lira, José Cláudio e João da Costa - Foto: Larissa Lins/DP/DA Press

Sem a tradicional releitura que Joana Lira costumava fazer dos artistas homenageados para a decoração da cidade, o desafio para 2012 foi repensar a estratégia para elaboração do projeto. E quem embarcou com tudo na empreitada foi o próprio pintor José Cláudio, um dos homenageados junto com Alceu Valença, que desenhou suas figuras especialmente para a ornamentação carnavalesca.

Carlos Augusto Lira e José Cláudio - Foto: Larissa Lins/DP/DA Press

A novidade é justamente a participação ativa de José Claúdio na elaboração dos motivos decorativos. Substituindo a tradição de expor na cidade uma releitura condensada das obras de cada artista, a sequência foi criada pelas mãos do artista de modo exclusivo para a festa que agitará fevereiro no Recife. Pelas ruas serão vistas fauna e flora brasileiras, xilogravuras, elementos do candomblé, além das mulheres de Alceu – Morena Tropicana, La belle Du Jour e Diabo Loiro.

O pintor José Cláudio - Foto: Larissa Lins/DP/DA Press

Carlos Augusto Lira se mostrou bastante satisfeito com o empenho de José Cláudio e comentou o lado positivo da ausência de sua filha, Joana Lira, para a inovação feita este ano. O pintor e homenageado José Cláudio agradeceu ao prefeito João da Costa pela oportunidade e também ressaltou seu contentameno com o resultado do projeto. “Este ano marca um avanço, já que o próprio artista participou da construção do carnaval. Nós poderemos ver traços do próprio José Cláudio nas ruas e pontes, sem releituras ou interpretações”, afirmou João da Costa.

João da Costa - Foto: Larissa Lins/DP/DA Press

Em cada pólo haverá uma subtemática distinta, todas reunidas sob a arte de José Cláudio. Algumas adaptações foram necessárias diante da arquitetura do Recife, mas de impedimentos elas se converteram em exercício de criatividade. No pátio de São Pedro, por exemplo, as figuras decorativas serão montadas sobre os telhados das construções e casas antigas, evitando o tumulto no piso do pátio. E para completar o projeto, eis que a tecnologia entre em cena, anunciando a reprodução das obras de José Cláudio nas paredes do paço Alfândega, além de figuras de LED espalhadas pelo gramado da Praça do Arsenal. Um grande conjunto arrojado, bem pensado e criativo, incrementado pelos traços arquitetônicos de Carlos Augusto Lira e pela inspiração artística de José Cláudio.

José Cláudio e o prefeito João da Costa - Foto: Larissa Lins/DP/DA Press

Confira o projeto:

Author: admin

Compartilhe este post