E foi assim o Acorda Pra Tomar Gagau

Tudo começou no ano de 2003. Um grupo de amigos, fãs do carnaval do Recife e frequentadores de outros blocos, fundou o Acorda Pra Tomar Gagau. Estavam em uma mesa de bar, a ideia surgiu e resolveram levá-la a sério. Esse mesmo grupo, que hoje em dia compõe a diretoria da agremiação, tinha como propósito resgatar os blocos de rua na Zona Norte do Recife.

O nome foi escolhido por conta da música de Renato Fechine intitulada Bebe Negão. O hit começava exatamente com a frase “Acorda pra tomar gagau”, que começou a ser usada nas piadas internas dos amigos e acabou dando nome ao bloco. Tudo foi feito às pressas, em apenas uma semana começou-se a divulgação pelas redes sociais. Para o primeiro ano do desfile, foram confeccionadas apenas 200 camisas e nos anos seguintes, o número aumentou consideravelmente, reunindo uma enorme quantidade de foliões na Zona Norte.

Para Leonardo Siebra, presidente do bloco, a Pitombeira de Olinda é uma espécie de padrinho do Gagau. Desde o primeiro desfile, no dia 14 de fevereiro de 2003, que a parceria entre as duas agremiações está firmada. Para ele, o Acorda Pra Tomar Gagau é um bloco de amigos que valoriza o carnaval de Pernambuco e não está sujeito a modismos. Ao todo, 25 diretores compõem a cúpula.

Em 2012, a agremiação está comemorando 10 anos. Para celebrar, uma grande festa será feita no Chevrolet Hall, com shows de Seu Jorge e Monobloco. Visando sempre destacar o brilho de Pernambuco em seus eventos, a banda Mundo Livre S/A também vai compor o line-up. Este ano, a Orquestra da Pitombeira mais uma vez vai participar do desfile, que fará o seu percurso original, que não era feito há alguns anos. Veja vídeo com momentos marcantes do bloco.

Edição: Tatiana Sotero

Author: admin

Compartilhe este post