Giro Blog

Rebelião do PMDB derruba Romero Jucá

Romero Jucá/Reprodução

Insatisfeita com a rebelião do PMDB que culminou na não aprovação de Bernardo Figueiredo para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a presidente Dilma Rousseff tirou do senador Romero Jucá (PMDB-RR) o posto de líder do governo no Senado. Para substituí-lo, a presidente escolheu o senador Eduardo Braga (PMDB-AM).

Jucá, que é pernambucano, ocupava a liderança no Senado desde o governo Fernando Henrique Cardoso e se manteve no posto nos dois mandatos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A presidente se reuniu por quase duas horas no final da manhã de hoje com Renan Calheiros, e com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT), responsável pela articulação política, para anunciar a decisão, segundo relatos da assessoria de Calheiros.

Em nota, Jucá afirmou que se posicionará a respeito do assunto apenas “caso tal informação seja oficializada pelo Palácio do Planalto”. O anúncio oficial da troca de liderança pode acontecer em até três dias. Nesta noite, a ministra Ideli Salvatti reúne líderes do PMDB e do PT, como acontece de praxe.

Há semanas, o PMDB se mostra insatisfeito com a postura do Planalto frente aos ministérios e os partidos. Segundo um peemedebista, o governo trata o seu principal aliado a “pão e água” e mantém o PT em pastas com grandes orçamentos e de grande visibilidade, como os ministérios da Saúde e da Educação.

Author: admin

Compartilhe este post