Show do aniversário do Recife no Marco Zero

Todos os artistas reunidos no palco do Marco Zero no show do Aniversário do Recife - Fotos: Roberto Ramos/DP/D.A Press
Como diz o próprio tema do evento: Recife En Canto, um verdadeiro canto de amor ao Recife. Essa frase dá para resumir bem o encontro dos 29 músicos, na noite desta segunda-feira, no palco do Marco Zero. Os conterrâneos soltaram a voz e não mediram esforços para presentear os recifenses ali presentes, diga-se de passagem, lotando o espaço, com versos inspirados na capital pernambucana.
Hoje, excepcionalmente, o camarote que fica montado na “Central do Carnaval” foi desativado, levando o prefeito do Recife e convidados para o gargarejo do palco. Foi ali onde João da Costa circulou, desacompanhado de sua Marília Bezerra em função da gripe, cumprimentou artistas e o público, se não podemos dizer futuros eleitores. Entre um aperto de mão, abraço ou foto, João era só a ouvidos com o povo, recebeu reclamações e entoou uma longa conversa com André Campos. O assunto? Parecia bastante restrito, eles começaram falando normalmente, depois parecia que os detalhes tinham que ser ditos ao pé do ouvido.
Hermila Guedes foi a porta-voz do grande show. A atriz subiu ao palco declamando uma poesia de Manuel Bandeira, depois coube a Luciano Magno dar início ao repertório que incluía canções como Último regresso, Recife manhã de sol, Pelas ruas que andei, Recife tem encantos mil, Isso aqui tá bom demais e tantas outras.
Um dos momentos mais emocionantes ficou para o dueto de Nena Queiroga e Luiza Possi ao som da música Menina dos olhos do mar. A filha de Zizi soltou o vozeirão e arrancou lágrimas da amiga e cantora na qual dividia o palco e quiçá, guarda-roupa. É que Luiza usou uma blusa de Nena nesta noite.
O momento euforia total ficou para Joelma e Chimbinha. Antes mesmo do casal entrar em cena, fãs da banda Calypso gritavam enlouquecidamente por eles a todo instante. Ficou até chato para quem assistia aquilo de perto, mas bastou eles entrarem no palco para botar todo mundo pra dançar. Joelma mostrou que tem frevo no pé, tropeçou, acabou torando a sandália, mas nem por isso desanimou. André Rio se juntou a DJ Dolores e Fábio Trummer para apresentar a canção inédita batizada de 12 de março, uma homenagem ao grande dia do Aniversário do Recife e Olinda.
O show seguiu com duetos e trios com Elba Ramalho, Ed Carlos, Cezzinha, André Rio, Fábio Trummer, Almir Rouche, Geraldinho Lins, Irah Caldeira, Cristina Amaral, Gustavo Travassos, Gerlane Lops, DJ Dolores, Maestro Forró. A despedida, com todos eles se juntos no palco, foi ao som do Hino do Elefante, uma homenagem digna à Olinda, também aniversariante. No fim das contas, a bela noite vai render um DVD gravado pela Som Livre. Como diz os versos de Alceu Valença: “Bom demais, bom demais, bom demais, bom demais”





