Mãe Maravilha: a vida tripla de Luiza Nogueira

Tom tem três anos e Davi, um ano e meio. Os dois são a alegria da família. “Encontrá-los após um dia de estresse é algo reconfortante. Quando eu chego em casa, eles tiram toda a tensão da rua”, conta a mãe, Luiza Nogueira. Há 15 anos, a arquiteta abriu um escritório no ramo. Mais de dez anos depois, passou a dividir a rotina de trabalho com a vida materna. Ela é a segunda mãe que conta a sua história na série especial Mãe Maravilha do Blog João Alberto.

Davi,Luiza Nogueira e Tom/Crédito:Nando Chiappetta/DP/ D.A Press.

“A maternidade é um instinto que vem dentro de você. É algo prazeroso. Ao mesmo tempo, é responsabilidade. Educar não é fácil”, diz. A chegada dos filhos mudou o conceito de tempo na vida dela. Os projetos de decoração, obras e viagens a trabalho são definidos a partir das atividades dos pequenos. Duas vezes por semana, por exemplo, Luiza sai de casa mais cedo. Às 7h, acompanha Davi na natação. Uma receita infalível, garante ela, para ter um bom dia.

Fotos: Arquivo pessoal

O primogênito estuda no Madre de Deus, faz natação e Fastrackids – método que desenvolve o lado intelectual da criança. Apresentações e festas em cada um deles são prestigiadas pela mãe. Se, por força maior do destino, ela não puder ir, envia uma representante: a avó materna. “Tenho um suporte grande da minha mãe. Só programo alguma viagem ou evento, quando sei que posso contar com ela”, explicou.

Luiza Nogueira e Tom/Crédito:Nando Chiappetta/DP/ D.A Press.

Além da rotina de trabalho, Luiza tem que conciliar também com a agenda do marido. Vida de político não é fácil. De esposa, também não. Tem que acompanhá-lo em diversos compromissos. Principalmente, em ano eleitoral. Ainda assim, consegue se organizar bem e ser daquelas que não se isenta em dar banho, colocar para dormir, passear e ler livros para eles. Sexta-feira de manhã? É dia de praia. E isso inclui a companhia do pai, que volta de Brasília na quinta-feira. Mesmo que tenham compromissos, os dois reservam meia horinha para curtir o momento com as crianças.

Luiza Nogueira e Davi/Crédito:Nando Chiappetta/DP/ D.A Press.

A mãe arquiteta é também responsável pela ambientação e ordem da casa. “Com criança, a decoração muda naturalmente. Por exemplo, ganha uma bicicleta no meio da sala. Mas eu procuro deixá-los à vontade para que tenham o espaço deles”, brinca. Luiza impõe limites. Nada de televisão no quarto. Até quando puder evitar, ela preserva o convívio familiar. Eles adoram livros e filmes infantis. E são incentivados pelos pais: dois apreciadores da arte. Se pensa em ampliar a quantidade de herdeiros? Ela responde: “Filho é sempre bem-vindo, mas não tenho planos. Os dois vieram de maneira inesperada. Quem sabe?”.

Veja vídeo da Mamãe Maravilha, Luiza Nogueira:

Imagens: Fernanda Guerra e Nando Chiappetta // Edição: Tatiana Sotero

Confira também galeria de imagens da família:


.

Author: admin

Compartilhe este post