Jair Pedro: candidato, torcedor e estudante

Aos 51 anos, Jair Pedro se insere no perfil do homem comum em dois momentos. O candidato a prefeito do Recife pelo PSTU é um aficionado por política e futebol.  A primeira paixão de Jair Pedro surgiu na infância e prevalece em todas as fases da vida dele. Torcedor do Santa Cruz, ainda hoje, não se esquiva de jogar uma partida de futebol com os amigos. Se for de salão, atua como ala. Se for em campo, joga como volante. “Desde criança, gosto de futebol. Na juventude, conheci minha outra paixão: a política”, conta.

Jair Pedro com amigos na Universidade Federal de Pernambuco - Crédito: Imprensa PSTU

Jair é casado há 10 anos com Senez Brito da Silva e tem três filhos: Jair, de 22 anos, Shadan Marcel, de 21, e André Iuri, de 15. Os dois primeiros moram no Rio de Janeiro, diferente do caçula, que reside no  Recife. “Em período eleitoral, é fundamental saber organizar os horários. Nos fins de semana, por exemplo, evito incluir compromissos políticos para passar mais tempo com minha família”, revela ele que afirma ainda ser fundamental o apoio do trio.

Como a maioria dos políticos, a exposição familiar também é algo que o incomoda.”Você fica vulnerável. Vivemos num ‘processo’ de insegurança, o que só aumenta a preocupação”, pontua. Anualmente, Jair viaja, ao menos, duas vezes para o Rio de Janeiro, onde visita os filhos. A Cidade Maravilhosa é, inclusive, um dos lugares preferidos do candidato.

Fora da vida política, Jair é estudante da Universidade de Pernambuco (UPE). Ele cursa o segundo período de administração pública. Nos horários de folga, dedica-se aos estudos e sempre arruma tempo para um bom filme ou livro.

As obras preferidas são O Capital, de Karl Marx, Do socialismo utópico ao científico, de Friedrich Engels, e Programa de transição, de León Trotsky. No cinema, aprecia filmes como Olga, de Jayme Monjardim, e Milk – A voz da igualdade, de Gus Van Sant. A música também faz parte do dia a dia do candidato, que gosta de forró, samba, MPB e clássica. Entre os preferidos, estão Emílio Santiago, Djavan, Gal Costa e Joana.

Leia outros posts desta série clicando aqui

Author: admin

Compartilhe este post