O refúgio de Sileno Guedes

Época de eleição. Para os envolvidos com política, um dos maiores desafios no período é continuar presente na rotina familiar. Imagine quando se tem esposa e dois filhos adolescentes. É o caso do presidente regional do PSB, Sileno Guedes, mais um homenageado da série Pais Companheiros. O coordenador da campanha do candidato a prefeito do Recife Geraldo Julio tem que dar conta também das campanhas de outras cidades. Viaja com frequência. Para ele, os intervalos de agenda são como uma eternidade.

João Luis, Sileno Guedes e Ana Clara - Crédito:Nando Chiappetta. DP/D.A Press

Até uma simples carona faz a diferença na convivência paterna. Sileno valoriza o curto percurso entre o bairro do Parnamirim e o colégio onde os filhos estudam para minimizar a saudade da família. Os dias, horas e minutos livres são dedicados à esposa, Eduarda, e aos filhos João, de 14 anos, e Ana Clara, de 11. Nas folgas, os pais gostam de fazer atividades que envolvam a dupla de irmãos. “A gente procura agregar uma programação no entorno da família. Sempre reunimos parentes em nossa casa. De uma certa forma, facilita o convívio”, explica Sileno.

Sileno Guedes, João Luis e Ana Clara - Crédito: Nando Chiappetta. DP/D.A Press

Contradizendo o padrão de muitas famílias, Sileno Guedes é quase um chef. Adora cozinhar e tem a esposa e os filhos como principais apreciadores da sua produção culinária. “Ana Clara e Eduarda ainda tentam fazer a sobremesa. Depois disso, a cozinha não serve para mais nada”, brincou, referindo-se à bagunça que deixa no ambiente. Entre os pratos preferidos dos “pequenos”, camarão ao catupiry, filé com massa e carne na manteiga.

Ana Clara, Sileno Guedes e Joao Luis - Crédito:Nando Chiappetta. DP/D.A Press

Para agradar o “quarteto fantástico”, eles procuram conciliar atividades que sejam do gosto de todos. Por exemplo: viajar para Maria Farinha, nos fins de semana, férias e réveillon, seduz os pais e filhos. Além disso, cinema também diverte a família. Quando o assunto é futebol, a funcionária pública Eduarda é uma exceção entre eles. É a única rubro-negra. Sileno, João e Ana Clara são alvirrubros. E cabe ao pai levar o filho ao estádio. “Recentemente, levei João e três amigos para ver como está a Arena da Copa. Eles adoraram e registraram tudo em fotos”, contou.

Ana Clara, Sileno Guedes e João Luis - Crédito:Nando Chiappetta. DP/D.A Press

Já quando o assunto é formação, Sileno transmite seriedade. “O nosso plano é apoiar em todas as decisões tomadas por eles. Nós ajudamos, através de pesquisa, a torná-los mais próximos da profissão que pretendem seguir.” Embora novo, João planeja ser engenheiro. Já a vontade da pequena Ana Clara é seguir carreira de medicina. Nenhum menciona o objetivo em trilhar trajetória política. No entanto, não escondem o interesse pelo trabalho do pai. “Sempre acompanham quando tem algo relacionado a mim ou ao governador Eduardo Campos. Quando Clarinha era menor, fui com ela para uma carreata. Quis ir até o fim”, lembrou.

João Luis, Sileno Guedes e Ana Clara - Crédito:Nando Chiappetta. DP/D.A Press

Author: admin

Compartilhe este post