O fantástico aeroporto de Dubai

Fotos de Sheila Wanderley

Tudo em Dubai é gigantesco, o maior do mundo. Algo parecido com o que temos aqui em Pernambuco. Porém lá tudo ´pe absolutamente verdadeiro. Impacto começa com o aeroporto. Gigantesco, moderníssimo. Existe um terminal exclusivo da Emirates. Confesso que fiquei impressionado com o número de aviões da empresa que vi estacionados. Este terminal 3, o exclusivo da Emirates, custou US$ 4,5 bilhões, tem seis andares.

Os números são inacreditáveis. O aeroporto tem 172 elevadores, 105 escadas rolantes, 80 esteiras rolantes, oito vagões que ligam os terminais num sistema monrorail. Só a área destinada aos embarques tem 500 mil metros quadrados.

O aeroporto pode operacionalizar 75 milhões de passageiros por ano. Mas Dibau não está satisfeito e está construindo um novo aeroporto, em Jebel Ali, ao custo de US$ 32 bilhões, capaz de operacionalizar 160 milhões de passageiros/ano. Vai ultrapassar o aeroporto de Heathrow, atualmente o maior do mundo.

O fantástico free shop

Uma novidade no aeroporto de Dubai, são os boxes exclusivos para os passageiros da 1ª Classe e Classe executiva, que recebem no avião, tickets que permitem atendimento especiais.

As malas chegam com rapidez e a saída é sem problema. Quase sem problema. O relógio marcava meia-noite e a temperatura do lado de fora era de 39 graus.

Na partida dos voos, claro que chama a atenção o free shop, gigantesco, quilometrico, com tudo o que você desejar comprar, até automóvel e avião. Embora não sei como eles podem ser levados a bordo.Aliás, são 241 portões de embarque, todos com sala de espera próprias.

Andei por todas as lojas e de artigo brasileiro apenas o chocolate Sonho de valsa, que os árabes adoram. E olhem que na imensa loja de chocolates existem de todas as marcas do mundo. Se não de todas, pelo menos das mais famosas.

Author: admin

Compartilhe este post