Roteiro de Manilla-5

Fotos: Sheila Wanderley

Vou continuar o city tour por Manilla. Era um dia feriado e as ruas estavam cheias de gente. Os jeepyneys, as “Toyotas” filipinas circulando repletas, famílias inteiras aproveitando a folga. Nos cruzamentos, um grande número de vendedores de comida, algumas inteiramente desconhecidas por mim.

Passei por uma praça onde fica o Palácio Presidencial. É uma construção interessante. A fachada segue o estilo antigo, mas no resto é um prédio normal, tipo caixão. Na orla marítima, muitas carrocinhas vendendo comida. Nela fica a embaixada dos Estados Unidos. Um prédio enorme e, como acontece pelo mundo inteiro, extremamente guarnecida. Existe uma marina, com muitas lanchas e bancos. Algumas lanchas de grande porte e luxuosas.

O Palácio do Governo das Filipinas

Fora de intramuros mais na frente da Baia há uma extensa zona verde, ideal para a expansão e o lazer. É o Parque Rizal, que dispõe de um auditório ao ar livre, inumeráveis fontes, um jardim chinês e outro japonês, algumas zonas de jogos infantis e inclusive uma pista para patinação. No parque está enterrado José Rizal, embaixo de um monumento em sua homenagem.

Manila é uma cidade composta por várias cidades satélite e por municípios, é uma cidade ampla que se situa a leste da baía de Manila que têm ligação com o mar da China através da ilha de Corregidor.
Posso apreciar imensos monumentos, como a Igreja de San Agustin ou a Igreja de Santo Domingo ambas construidas em estilo barroco, o Forte de Santiago, o Coliseu, a Universidade de Santo Tomas
No que diz respeito à economia, esta cidade têm a sua principal fonte de rendimentos na indústria, que cresceu significativamente após a independência do país

Os transportes públicos são engraçados e é aquela coisa do salve-se quem puder e pense rápido. Existem ônibus e um metrô, mas dominam três tipos de veículos: O jeepney, tipo das Toyotas do interior de Pernambuco, com capacidade para até 22 pessoas (em, alguns devem estar pelo menos 30, tal o visual. E tem mais o tricycle, uma moto que tem anexo e que leva até quatro pessoas e o pedicab, junto a uma bicicleta, que leva três pessoas.

Os jeepneys

Manilla tem bastante historia. Ela foi dominada por espanhóis, japoneses, americanos. E sem duvida a influencia espanhola é grande.A capital da Filipinas está situada na costa oeste da Ilha de Luzão. Nela realiza-se a vida política e econômica do país. A sua arquitetura em geral, ainda conserva retalhos da herança colonial espanhola e podem ver-se interessantes recantos históricos da época. Por outro lado, também há uma zona moderna na cidade chamada Makati.

Toda a arte da cidade encontra-se no grande complexo CCP, Centro Cultural de Filipinas, onde podem-se ver atuações diversas de teatro, ballet e concertos. E também os melhores pôr-do-sol de frente à baia. Ali está situado o Coconut Palace, construido no estilo típico do país. Nos materiais empregados se usaram elementos nativos, misturados com os do cocoteiro. Também no mesmo lugar encontra-se o Palácio de Congressos e o recinto de feiras para diversos eventos.

No bairro de Quiapo fica o Santuário do Nazareno Negro. Neste distrito há compra e venda dos artigos mais diversos. Não perca também, Chinatown, que está fora das muralhas tem uma grande variedade de restaurantes e pequenos comércios.O centro de negócios é Makati, que se distingue pelas suas modernas construções e numerosos centros comerciais com exclusivos clubes esportivos. Vale a pena visitar o Museu de Ayala, que exibe parte da história do país. Em Quezom City encontram-se enormes plantações de coco e é conhecida pelos seus festivais; foi a capital oficial de Filipinas antes da integração em Metro Manila.

 

Author: admin

Compartilhe este post