A Salada de Polvo do chef César Santos

O segundo chef convidado de nossa série especial com pratos para o verão tem um extenso currículo de reconhecimento e premiações na gastronomia. César Santos, à frente do Oficina do Sabor, nos recebeu em Olinda para elaborar uma Salada de Polvo. Bastante leve, colorida e cheia de combinações cítricas, adocicadas e temperadas, o prato promete ganhar espaço cativo nas mesas da estação.

César Santos mostra sua Salada de Polvo - Crédito: Larissa Lins/DP/DA Press

Anote os dois principais trunfos da Salada de Polvo, ensinados por César, que valem para outros pratos quaisquer com receita semelhante:

PARA AMOLECER O POLVO: Esta dica é para que a carne do polvo não fique “borrachuda”. Basta comprá-la fresca e, logo em seguida, colocá-la no congelador. Somente depois de algumas horas o polvo deve ser cozinhado. O gelo, ao derreter, deixará a textura mais suave, menos rígida. Para o cozimento, basta fechar o polvo numa panela de pressão, sem água adicional. É que a própria constituição do animal é tão carregada de líquido, que a água será liberada de seu corpo de modo espontâneo ao calor do fogo.

MOLHO PARA QUALQUER SALADA: Esta dica é para o preparo de um molho-base para qualquer salada. Basta misturar (em quantidade a gosto) vinagre, açúcar, uma pitada de sal, mostarda amarela, pimenta do reino e suco de limão. Para quem desejar quebrar a acidez do vinagre, é só acrescentar meio copo de água à mistura. E por último, pode-se agregar ao molho um copo de suco de manga. Este último ingrediente deve ser colocado minutos antes de servir a salada. Já o molho base – concluído na adição opcional de água – pode ser guardado na geladeira por até uma semana.

A Salada de Polvo de César Santos - Crédito: Larissa Lins/DP/DA Press

Agora, vamos aos INGREDIENTES do prato:

  • 200g de polvo cozido e cortado em anéis
  • 100g de azeitona preta sem caroço cortada em anéis
  • 1 tomate picado em cubinhos pequenos
  • 1/2 pimentão amarelo cortado em cubinhos pequenos
  • 1/2 pimentão vermelho cortado em cubinhos pequenos
  • mix de folhas (alface crespa, lisa, roxa, americana, rúcula, etc.)
  • suco de limão
  • tomate cereja para decoração

Para PREPARAR a receita, basta temperar o mix de folhas com o molho ensinado acima. Em seguida, em outro recipiente, misturar o polvo com o suco de limão, acrescentando as azeitonas, os pimentões e o tomate picado. Temperar a gosto com vinagre balsâmico, vinagre comum, pimenta do reino e sal. Na sequência, basta acrescentar a mistura do polvo ao mix de folhas e servir, decorando o prato com tomates cereja cortados ao meio.

Crédito: Larissa Lins/DP/DA Press

Confira o vídeo:

Imagens: Larissa Lins // Edição: Tatiana Sotero

Leia outros textos da série:

 – O Baião Caipira do chef Bruno Catão

Author: admin

Compartilhe este post