Governo divulga nota pública sobre polêmica dos cachês
Diante das queixas públicas de artistas pernambucanos que não receberam cachê por shows que fizeram – a exemplo de China e da Nação Zumbi -, o secretário de Cultura Fernando Duarte e o presidente da Fundarpe, Severino Pessoa dos Santos, divulgaram uma nota pública, há pouco, informando que “chega próximo de 100% os índices de pagamento de processos de cachês de artistas contratados para ações de cultura, seja Carnaval ou festivais do circuito Pernambuco Nação Cultural”. Eles não entram em detalhes, porém, sobre os casos específicos.
China, por exemplo, postou em seu Facebook: “Esse ano eu não faço shows no carnaval de Pernambuco por causa do atraso no pagamento dos cachês acertados com o governo de PE e a antiga gestão da prefeitura do Recife”. Também aderiram ao protesto a Nação Zumbi, Eddie, Alessandra Leão e Caçapa, acrescentando que o problema dos cachês é reincidente no carnaval, São João, Natal e Festival de Inverno de Garanhuns. China protesta que os atrasos vão de 3 a 11 meses.
O vocalista da banda Eddie, Fábio Trummer, escreveu no Facebook: “Músicos pernambucanos protestam e não vão fazer show no carnaval que seja organizado pelas prefeituras e o governo do estado. O motivo é o atraso dos pagamentos e até calote”. A Eddie, contudo, não se nega a tocar no carnaval. Há também internautas postado no Twitter que a Nação não tocaria mesmo no carnaval pois alguns de seus músicos estão em turnê com Marisa Monte.
NOTA PÚBLICA
Na nota pública, Fernando Duarte e Severino citam percentuais para mostrar que a questão é pontual. No carnaval de 2012, argumentam eles, “foram pagos 99,28% dos contratados”. “No São João 2012, o percentual de processos pagos é 98,64%. No Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) 96,77% dos artistas contratados também receberam seus cachês”. “Os percentuais residuais se justificam, na maioria dos casos, por problemas relativos à pendências com a documentação entregue pelas produtoras que representam os artistas. Tão logo sejam resolvidas, os pagamentos são liberados. No momento da identificação de uma pendência, os profissionais da Fundarpe entram em contato com as produtoras e solicitam os documentos faltantes. É importante observar que existe um trâmite legal que precisa ser rigidamente cumprido para pagamento com dinheiro público.
*Clique no link abaixo, no canto direito, para ler mais:
Todos os artistas que enfrentam atrasos no pagamento de seus cachês são informados dos motivos e orientados sobre como devem proceder. Em alguns casos, a Fundarpe constata que muitos artistas não tem conhecimento de problemas que estão sendo enfrentados pelas próprias produtoras que os representam. De toda forma, a Secretaria de Cultura e a Fundarpe comemoram os números. Entre eles, os do Carnaval 2013. Na primeira convocatória, lançada este ano para os festejos de Momo, 980 artistas já foram habilitados e poderão ser contratados para a grade de programação de um dos 22 municípios que estarão com palcos patrocinados pelo Governo de Pernambuco. Nesta quarta, 09/01, será publicada uma nova convocatória do Carnaval”.



