Imperdível a mostra Diário das Frutas

Tereza Costa Rêgo e Bruno Albertim- Foto: Cecília Ramos/ DP - DA.Press

Tereza Costa Rêgo e Bruno Albertim- Foto: Cecília Ramos/ DP – DA.Press

Está simplesmente linda a exposição Diário das Frutas, da artista plástica Tereza Costa Rêgo e do jornalista e escritor Bruno Albertim. Amigos de longas datas, eles uniram suas artes, para nossa sorte, e o resultado ocupa todo o quarto andar do Centro Cultural dos Correios, na Marquês de Olinda, Bairro do Recife. A abertura foi ontem, com a presença de muitos nomes do meio cultural.

A tela preferida de Tereza Costa Rêgo na mostra - Foto: Cecília Ramos/ DP - DA.Press

Uma das telas preferidas de Tereza Costa Rêgo na mostra – Foto: Cecília Ramos/ DP – DA.Press

Quase todos inéditos, os quadros são enormes, vibrantes e ganharam cenografia e iluminação (por Sephora Silva) que nos deixam ainda mais tempo em frente às telas. Destaque para a Sala das Maçãs, a fruta do “pecado capital”. São 9 incríveis quadros, um deles traz Eva. Aliás, mulheres nuas, sensualidade e vitalidade permeiam toda a obra de Tereza, essa artista pernambucana com mais de 60 anos de arte e delicadeza. “Sou do Recife mas meu passaporte é olindense”, diz Tereza ao blog.

qudropomar

Um pomar foi recriado em um dos ambientes da mostra – Foto: Cecília Ramos/ DP-DA.Press

Um dos ambientes da mostra é um pomar, com muitas folhagens no teto. Detalhe que a exposição tem, claro, cheiro. Como disse Tereza,  é uma mostra “de comer, cheirar e ver”. Na área central, há uma obra com maçãs brancas. Mas na verdade são velas com cheiro de maça.

quadro2

Detalhe para o suporte do quadro: caixotes de frutas iguais aos da Ceasa – Foto: Cecília Ramos/ DP – DA.Press

Longe de ser um trabalho sobre frutas, tais como conhecemos (comestíveis), a mostra relaciona o sapoti, o cajú, o cajá, a manga, a jaca e tantas outras com vários sentidos, incluindo simbolismo e erotismo com maestria. “Fruta aqui é gente, animal, história, figura que lateja. É corpo é vida, é alma”, descreve Olívia Mindelo, na apresentação do belo catálogo da mostra.

A mulher e as frutas  - Foto: Cecília Ramos/ DP - DA.Press

A mulher e as frutas – Foto: Cecília Ramos/ DP – DA.Press

Para completar, o áudio das crônicas de Bruno pode ser ouvido em radiolas de ficha. Além do próprio autor, dão voz aos textos as atrizes Leandra Leal, Ana Nogueira, Márcia Cruz, o ator Matheus Nachtergale, os cantores Emilio Santiago, Fábio Trummer e Zé Cafofinho, o jornalista Xico Sá, e outros. A mostra fica em cartaz até o dia 26 de maio.

Author: admin

Compartilhe este post