O Amigo da Onça: o sucesso do pernambucano Péricles

aamigo3

O Amigo da Onça é um personagem criado por Péricles de Andrade Maranhão, que nasceu no Recife em 14 de agosto de 1924 e faleceu no Rio em 31 de dezembro de 1961 e publicado em uma charge pela primeira vez na revista O Cruzeiro em 23 de outubro de 1943.Satírico, irônico e crítico de costumes, o Amigo da Onça aparece em diversas ocasiões desmascarando seus interlocutores ou colocando-os nas mais embaraçosas situações.

aaamigos

aamigos6

O famoso personagem foi criado pelo cartunista pernambucano em 1943, e publicado de 23 de outubro de 1943 a 3 de fevereiro de 1962. Os diretores da revista O Cruzeiro queriam criar um personagem fixo e já tinham até o nome, adaptado de uma famosa anedota.

Dois caçadores conversam em seu acampamento:

— O que você faria se estivesse agora na selva e uma onça aparecesse na sua frente?

— Ora, dava um tiro nela.

— Mas se você não tivesse nenhuma arma de fogo?

— Bom, então eu matava ela com meu facão.

— E se você estivesse sem o facão?

— Apanhava um pedaço de pau.

— E se não tivesse nenhum pedaço de pau?

— Subiria na árvore mais próxima!

— E se não tivesse nenhuma árvore?

— Sairia correndo.

— E se você estivesse paralisado pelo medo?

Então, o outro, já irritado, retruca:

— Mas, afinal, você é meu amigo ou amigo da onça?

aamigo8

aamigo4

Após a morte do autor, em 1962, o personagem continuou sendo publicado, desenhado pelo ilustrador Getulio Delphim 3 4 (durante dois anos) – amigo e parceiro de Péricles na produção de outro personagem (Oliveira Trapalhão e Laurindo Capoeira) que não chegou a ser lançado devido à morte de Péricles. Péricles era muito ciumento com seu personagem, por isso Getúlio assinava “Equipe do Cruzeiro”. Após esses dois anos, o cartunista Carlos Estevão desenhou o personagem até 1972

aamigo2

aamigo

 

 

 

Author: admin

Compartilhe este post