A posse dos novos desembargadores do TJPE

Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

O quadro dos desembargadores do Tribunal de Justiça de Pernambuco aumentou, e ao invés de 42, a Corte agora é formada por 46. A solenidade dos quatro novos desembargadores, Itamar Pereira da Silva Júnior, Evandro Magalhães, Odilon de Oliveira Neto e Rafael Machado da Cunha, aconteceu na noite desta terça-feira, na Sala de Sessões Desembargador Antônio de Brito Alves, no Palácio da Justiça.

Itamar Pereira Júnior - Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

O desembargador Itamar Pereira fez um discurso, bastante emocionado, representando os empossado – Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Odilon de Oliveira Neto e Rafael Machado foram eleitos pelo critério de antiguidade, enquanto o juiz Itamar Pereira foi promovido a desembargador por merecimento. O promotor Evandro Magalhães assume o cargo ocupando a vaga do Quinto Constitucional que, alternadamente, é preenchida por um membro do Ministério Público ou da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A escolha é feita a partir de uma lista sêxtupla, elaborada por cada um dos órgãos, e depois encaminhada ao Tribunal de Justiça de Pernambuco, que reduz a uma lista tríplice. Por fim, a indicação é dada pelo governador Eduardo Campos.

Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Os magistrados preenchem os cargos criados pela Lei Complementar 232, publicada no Diário Oficial do Poder Executivo no dia 11 de junho de 2013, e pela Lei Complementar 235, publicada no Diário Oficial do Poder Executivo no dia 3 de setembro. O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Jovaldo Nunes, presidiu a mesa diretora e falou sobre o que espera com o acréscimo dos novos desembargadores. “A população espera muito do poder judiciário e não podemos frustrá-la. Os quatro eminentes colegas que chegam vão integrar o conjunto da Corte e, com certeza, o resultado desta integração nós iremos ver no decorrer do ano de 2014”, destacou.

Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

O desembargador Itamar Pereira fez um discurso, bastante emocionado, representando os empossados. “Nosso sonho se realiza ao ingressarmos no santuário da justiça pernambucana para colaborar ainda mais com os julgamentos. Nosso dever é garantir a orientação jurídica e dias melhores na entrega da justiça”, pontuou.

Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Estiveram presentes todos os integrantes da mesa diretora – o presidente do TJPE, Jovaldo Nunes, o governador em exercício, João Lyra Neto, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado Guilherme Uchôa, o secretário Ricardo Corrêa, representando o prefeito Geraldo Julio, o presidente da OAB, Pedro Henrique, o presidente da Câmara Municipal do Recife, Vicente André Gomes e a procuradora Zulene Santana, representando o Ministério Público. O presidente dos Diários Associados, Joezil Barros, foi representado por João Bosco Tenório, da equipe jurídica. Também prestigiaram nomes como Janguiê Diniz, Isabela Coutinho, Marta Freira, Geninha da Rosa Borges, Roberto Magalhães, entre tantos outros.

Author: Thayse Boldrini

Compartilhe este post