Recife ganha passeios turísticos gratuitos e guiados

Já pensou em fazer caminhadas para observar os bairros do Recife e ficar por dentro da história e cultura de cada um? E navegar sob o rio Capibaribe, ouvindo vários acontecimentos interessantes sobre a cidade e os seus rios? Agora, esses e outros passeios serão possíveis graças ao projeto “Olha! Recife”, que foi lançado na manhã desta terça-feira pelo secretário de Turismo e Lazer, Felipe Carreras, e pretende fazer os pernambucanos e turistas desvendarem a capital do frevo. As quatro modalidades de passeio – catamarã, ônibus, a pé e de bicicleta – têm início neste sábado, são guiadas, gratuitas e duram cerca de duas horas e meia.

Felipe Carreras posa com o ônibus do projeto "Olha! Recife" Crédito: Instagram

Felipe Carreras posa com o ônibus do projeto “Olha! Recife” Crédito: Instagram

No “Olha! Recife no Rio” serão oferecidos passeios de catamarã, sempre aos sábados e com capacidade para 100 pessoas. São dois roteiros, que terão os pontos turísticos como cenário. O “Rio Capibaribe e suas pontes” percorre Santo Antônio, Recife Antigo e Boa Vista, passando por cinco pontes (Maurício de Nassau, 12 de Setembro, Manuel Buarque de Macedo, Princesa Isabel e Duarte Coelho). Já o “Recife e seus bairros” começa no Capibaribe e vai até Casa Forte.

 

Ciclofaixa - Crédito: Andréa Rêgo Barros/PCR

Crédito: Andréa Rêgo Barros/PCR

Para quem gosta de pedalar, a modalidade “Olha! Recife pedalando” é a pedida. Como o nome supõe, os tours serão feitos de bicicleta, aos domingos de manhã, e irá contemplar 20 pessoas por semana. Com início no Marco Zero, os ciclistas também terão direito a um guia turístico e vão passar por locais próximos, como a Boa Vista, Santo Antônio, São José, além, claro, do Recife Antigo. Quem prefere caminhar pode optar pelo “Olha! Recife a pé”, onde um grupo de até 30 pessoas vai conhecer os detalhes do centro da cidade aos domingos. As igrejas de Santa Cruz, Ordem Terceira do Carmo e Nossa Senhora do Livramento fazem parte do circuito.

Inicialmente, serão 13 barcos de transporte, com capacidade para 89 pessoas cada, com estimativa de transportar 300 mil passageiros/mês - Crédito: Aluísio Moreira/SEI

Crédito: Aluísio Moreira/SEI

No “Olha! Recife de ônibus”, 100 pessoas por semana poderão passear nos veículos aos domingos, observando as belezas naturais da capital pernambucana e suas construções históricas. “A prefeitura do Recife a secretaria de Turismo e Lazer não têm dúvidas de que essa iniciativa será um sucesso”, disse Felipe. Para ter participar de qualquer uma das atividades, os interessados devem fazer a inscrição no site www.olharecife.com.br.

Author: Lais Siqueira

Compartilhe este post