Mostra de Cinema Cubano no Recife

Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Caixa Cultural recebe a Mostra de Cinema Cubano Contemporâneo Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

A Mostra de Cinema Cubano Contemporâneo vai exibir as melhores produções cubanas dos últimos dez anos, entre os dias 1º e 6 de abril, na Caixa Cultural, no bairro do Recife. Serão projetados 21 curtas-metragens que foram destaques na Mostra de Jovens Realizadores de Cuba, além de seis longas-metragens. O festival de filmes também terá oficinas ministradas pelas professoras da Escola Internacional de Cinema e TV de San Antonio de Los Banõs, Patrícia Ramos e Susana Barriga. Fique por dentro da programação, clicando no Leia Mais.

Terça-feira, 1º de abril

Primeira Sessão – 18h – Curtas 70’

La madre
Ivette Ávila Martín
Anim. / Digital Formato / 2012 / 8’
Sinopse: A mãe procura desesperadamente uma maneira de alimentar seus filhos.

Ausencia
Armando Capó
Doc. / DVCAM / 2011 / 12’
Sinopse: Uma pequena cidade beira-mar; algo de repente muda e só o Senhor agora pode nos ajudar diante de tanta perda.

El mundo de Raúl
Jessica Rodríguez, Zoe G. Miranda
Doc. / MiniDV / 2009 / 20’
Sinopse: Raul é um homem exemplar, sem dúvida encarna o modelo de cidadão proposto pela sociedade cubana revolucionária. Atrás do trabalhador modelo e filho amoroso, existe um grande segredo.

Oslo
Luis Ernesto Doñas
Fic. / HDV Formato / 2012 / 13’
Sinopse: Um casal de idosos que vivem no campo, no meio do país. A obsessão de Amanda para conhecer a neve leva a tentativas absurdas para realizar seu sonho. Raul, então, decidi trazer para casa o inverno…

Kendo Monogatari
Fabián Suárez
Fic. / HDCAM / 2012 / 17’
Sinopse: Lesbia tem um salão de beleza em casa. Mandy, seu melhor amigo, que o ajuda com as tarefas de negócios, quer deixar o país ilegalmente. Eventualmente, Mandy se vê forçado a tomar decisões importante.

Segunda Sessão – 20h – Longa – 88’

Bilhete para o Paraíso
Gerardo Chijona / 2011/ Drama
Sinopse: Cuba, 1993. O encontro entre uma adolescente, Eunice, a qual foge do assédio sexual de seu pai, e Alejandro, jovem roqueiro que rouba uma farmácia e, na companhia de amigos, parte para Havana. Mas a viagem os marcará para sempre.

Quarta-feira, 02/04

Primeira Sessão – 18h – Curtas 63’

La Luna en el jardín

Yemelí Cruz, Adanoe Lima
Anim. / Digital Formato / 2012 / 11’
Sinopse: Em um jardim tranquilo, no meio da noite, cercado pelo caos da cidade, uma mulher vive, incomum a todos.

El Evangelio Según Ramiro
Juan Carlos Calahorra
Doc. / MiniDV / 2012 / 28’
Sinopse: Ramiro, a juventude cubana de hoje. Jesus, um judeu do século I. Duas vidas jovens que interrogam e ampliam o conceito de fé.

Camionero
Sebastián Miló
Fic. / HDV / 2011 / 25’
Sinopse: Num internato cubano, Raidel testemunha o abuso e maus-tratos sofridos pelo companheiro Randy. Raidel conta essa história com medo de se tornar o próximo da lista.

Segunda Sessão – 20h – Longa – 120’

Benny
Jorge Luis Sánchez / 2006/ Drama
Sinopse: História de ficção baseada no famoso músico cubano Benny Moré, o filme se concentra no começo dos anos 50, quando Moré deixa a orquestra Duany e inicia sua própria “Banda Gigante”. Mostra seus excessos de álcool e sexo e esforços para alcançar o sucesso. Inclui versões novas de suas músicas interpretadas por músicos como Chucho Valdés, Juan Formell, Haila e Orishas.

Quinta-feira, 03/04

Primeira Sessão – 18h – Curtas 76’

20 años
Bárbaro Joel Ortiz
Anim. / DVCAM / 2009 / 14’
Sinopse: Vinte anos de apatia e calúnia colocaram à prova o amor de uma mulher que, para chamar a atenção de seu marido, chega a tentar o inadmissível.

Madre La Tierra
Ernesto Pérez
Doc. / HDV / 2011 / 15’
Sinopse: No Escambray, duas famílias apresentaram seus pontos de vista e preocupações sobre as relações de gênero, realização pessoal e aspirações da juventude no interior de Cuba. Seus depoimentos revelam a continuidade e a ruptura entre gerações.

Misericordia
Maryulis Alfonso
Fic. / HVD / 2010 / 19’
Sinopse: Uma dona de casa sufocada pela sua própria realidade descarrega sua miséria nos cachorros de rua.

El patio de mi casa
Patricia Ramos
Fic. / DVD / 2007 / 13’
Sinopse: Uma mulher em frente a uma pia, cercada por roupas penduradas, pelos avós e pelos filhos, lava roupa para toda a família e sonha. No espaço deste pátio de uma típica casa colonial em Havama, a realidade e os sonhos dos personagens se unem ao mesmo tempo.

Segunda Sessão – 20h – Longa – 90’

A Idade da Peseta
Pavel Giroud/ 2007/ Drama
Sinopse: Em Havana, no ano de 1958, Samuel é um garoto de 10 anos de idade que vai com a mãe morar na casa da avó, Violeta. Ela é uma senhora de muitas manias, mas que também tenta manter sua privacidade. É nesse ambiente cheio de contradições que o garoto precisa se adaptar, ao mesmo tempo em que deve controlar os impulsos típicos da idade, que já começam a aflorar.

Sexta-feira, 04/04

Primeira Sessão – 18h – Curtas 70’

La tía Chela
Ernesto Piña
Anim. / Digital / 2010 / 7’
Sinopse: Mariana quer fazer um ensaio sobre sua tia Chela, que vive há anos no interior com Maya, a quem ela também possui muito afinco. Os pais de Mariana esperam o momento certo para contar a filha a verdadeira historia entre Chela e Maya.

Patria
Susana Barriga
Doc. / DVD / 2007 / 14’
Sinopse: Yubisnel tem 22 anos, quer ir embora de Cuba mas não faz nada para concretizar esse objetivo, exceto corregir seus planos há 5 anos.

Tacones cercanos
Jessica Rodríguez
Doc. / Mini-DV / 2008 / 20’
Sinopse: Um travesti de Havana se debate entre o mundo ideal estético, suas aspirações e a crueldade de sua vida cotidiana.

El cuarto 101
Pedro Luis Rodríguez
Fic. / MiniDV / 2008 / 15’
Sinopse: Eric é interrogado, os agentes da contra-inteligência cubana conhecem sua luta por liberdade e tentam fazer com que ele abandone a resistência. Finalmente, é levado para a sala 101, um lugar onde ele terá que enfrentar seus maiores medos e contradições.

Los bañistas
Carlos Lechuga
Fic. / HD / 2010 / 12’
Sinopse: Nas aforas da cidade de Havana existe uma pequena comunidade e uma escola rural. Na pequena escola um professor de natação prepara cinco crianças que uma competição. A única piscina da cidade está vazia. Para não perder a ilusão, o professor leva os alunos a procura, nas comunidades vizinhas, uma piscina cheia. Como nunca encontra “água”, ele tenta inventar uma solução para que seus alunos não percam a esperança de vencer a competição.

Segunda Sessão – 20h – Longa – 80’

Suite Havana
Fernando Pérez/ 2003/ Documentário
Sinopse: Neste documentário musical sobre Havana, uma diversidade de rostos e lugares locais misturam-se às histórias de várias figuras anônimas. Os dez personagens reais representam na película as suas próprias vidas: um sapateiro, um trabalhador na linha férrea, uma aposentada vendedora de amendoins, um funcionário de lavanderia de hospital, um menino com síndrome de Down e sua família.

Sábado, 05/04

Primeira Sessão – 18h – Curtas 64’

Fly
Yolanda Durán, Ermitis Blanco
Anim. / HDV Formato / 2012 / 6’
Sinopse: Fly é uma garota que vive num mundo irreal. Quer “voar” mas o seu lugar agora ficou pequeno demais.

Papalotes
Ariagna Fajardo
Doc. / MiniDV / 2010 / 15’
Sinopse: A imobilidade, inércia, incapacidade, você pode rompê-las?

Nani y Tati
Adolfo Mena Cejas
Fic. / HDV Formato / 2012 / 20’
Sinopse: Duas irmãs necessitam ajudar-se mutuamente mar terminam rivalizando porque cada uma acredita se sentir pior e nenhuma das duas quer ceder às suplicas da cada uma.

Gozar, comer, partir
Arturo Infante
Ficc. / DVD / 2006 / 23’
Sinopse: Gozar, Comer, Partir, são os três verbos mais conjugados em Cuba hoje em dia. Cada um deles é o centro das histórias que compõem esse curta-metragem.

Segunda Sessão – 20h – Longa – 108’

Morango e Chocolate
Tomás Gutierrez & Juan Carlos Tabío/ 1994/ Drama
Sinopse: David (Vladimir Cruz) é um comunista convicto que estudou sociologia na Universidade de Havana. Diego (Jorge Perugorría) é um artista homossexual marginalizado pelo sistema comunista no país. Apesar de grandes diferenças entre os dois surge uma profunda amizade.

Domingo, 06/04

Primeira Sessão – 18h – Curtas 68’

Gozar, comer, partir (Reprise)
Tacones Cercanos (Reprise)
Camionero (Reprise)

Segunda Sessão – 20h – Longa – 97’

Memórias do Subdesenvolvimento
Tomás Gutiérrez Alea/ 1968/ Drama
Sinopse: Cuba, início dos anos 1960. Logo após a revolução, os pais, os amigos e a esposa de Sergio (Sergio Corrieri) abandonam a ilha e partem para Miami, nos Estados Unidos. Subitamente sozinho em Havana, ele passeia pelas ruas, acompanha as mudanças e conhece a jovem Elena (Daisy Granados).

Programação Oficinas

Introdução à escritura audiovisual
Professora: Patrícia Ramos
Localização: Sala multimídia Espaço Caixa Cultural
Dias: 01, 02 e 03 de Abril
Horário: 14h às 17h
Público Alvo: Estudantes de cinema, roteiristas, interessados em cinema, escritores.
Descrição: visa mostrar a construção de um roteiro cinematográfico desde sua concepção, passando pelo processo de pesquisa, construção de personagens, tempo e espaço até os ajustes finais no set de filmagem.

O Cinema documentário em primeira pessoa
Professora: Susana Barriga
Localização: Teatro Caixa Cultural
Dias: 01, 02, 03 de Abril de 2014
Horários: 13h às 17h
Público Alvo: Estudantes de cinema, roteiristas, documentaristas, interessados em cinema, artistas em geral.
Descrição: Curso voltado para aprender as chaves do cinema documentário feito em primeira pessoa, como o documentário performance, documentário autobiográfico, cinema familiar, retratos e diários filmados (conhecido também como autocinegrafia) e cine ensaio, a partir de uma aproximação crítica de suas principais referências e expressões. O curso visa a realização de exercícios para viabilizar o “eu” em imagens e sons.

Author: Lais Siqueira

Compartilhe este post