Pernambucanas lançam instalivros

Crédito: Lorota / Divulgação

Karen Zlochevsky e Juliana Calheiros comanda a Lorota. Crédito: Lorota / Divulgação

A tecnologia está cada dia mais associada à rotina dos pequenos. Por menor que sejam as crianças, elas já têm uma familiaridade com iPhones, iPads e eletrônicos em geral de deixar qualquer adulto boquiaberto. Uma novidade que este universo infantil ganhou, no último ano, foram livros via Instagram. A ideia foi desenvolvida por duas pernambucanas: a designer Karen Zlochevsky e a artista plástica Juliana Calheiros, idealizadoras do perfil @lorota.

Crédito: Reprodução @lorota

Crédito: Reprodução @lorota

Nele, os papais podem localizar livrinhos infantis para compartilhar com a criançada. São ilustrados por elas próprias com textinhos curtos, escritos por colaboradores. O mais recente foi assinado pelo nosso colega de Redação, Júlio Cavani, intitulado O Coelho e o Leão. Com uma linguagem simples, é capaz de prender a atenção dos bem pequenininhos. Há ainda o Gato Amarelado, feito pela própria Lorota, e O Lobo Azul de Mariana Lacerda.

Júlio Cavani escreveu o instalivro O Leão e o Coelho. Crédito: Arthur Sou

Júlio Cavani escreveu o instalivro O Leão e o Coelho. Crédito: Arthur Sou

O perfil no Insta veio da ideia das duas de divulgar o trabalho desenvolvido pela Lorota, empresa especializada em design gráfico, ilustração e motion. À época, Karen e Juliana tinham um livro pronto: A história do Gato Amarelado. “Percebemos que poderíamos tirar proveito da estrutura do Instagram para contar essa história. A visualização como grid permitia brincar com cenas que se relacionavam entre os quadrados, que chamamos de páginas”, contou Karen. “Depois, adaptamos outra história que havíamos ilustrado, dessa vez um conto de Mariana Lacerda, jornalista e cineasta pernambucana”, complementou.

Crédito: Reprodução @lorota

Crédito: Reprodução @lorota

A repercussão tem sido tão positiva que com a última publicação, há uma semana, elas quase  dobraram o número de seguidores. “Com o resultado do perfil, começamos a receber de pessoas próximas ou que se identificaram com a proposta, a indicação de textos, o que estamos adorando”, comemorou Karen. A ideia das pernambucanas, que moram em São Paulo, é lançar uma nova história a cada dois ou três meses. Vale a pena conferir o perfil.

lorota3_332x590

Crédito: Reprodução @lorota

Crédito: Reprodução @lorota

Crédito: Reprodução @lorota

Author: Tatiana Sotero

Compartilhe este post