A flexibilização da Voz do Brasil

Voz do Brasil

Voz do Brasil

 

Conselho de Comunicação Social do Senado debateu em audiência pública a possibilidade de flexibilização do horário da Voz do Brasil, programa de rádio veiculado há mais de 70 anos das 19h às 20h em sete mil emissoras do País. A Voz do Brasil, , tem o objetivo de levar informações de interesse público dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário a toda população brasileira, em especial, a cidadãos que moram em áreas mais isoladas e têm dificuldade de acesso a outros meios de informação. Estima-se que, atualmente 22% da população brasileira – 44 milhões de pessoas -escutam a Voz do Brasil diariamente.

 

rádio

rádio

Uma das motivações para o debate desta segunda-feira foi a flexibilização do horário do programa feita pela Presidência, por meio de Medida Provisória, devido à Copa do Mundo. Vários jogos do Mundial estavam, e ainda estão, marcados para as 17h – o que prejudica a veiculação da Voz por muitas emissoras. Por isso, ficou permitido, a partir do dia 12 de junho até 13 de julho – período da Copa –  que o programa fosse veiculado com uma flexibilização de três horas.

radio

radio

Para o diretor da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV, Luis Roberto Antonik, não há qualquer intenção em extinguir o programa ou passar a veiculá-lo em horário de baixa audiência. “Muitas pessoas forçam esse entendimento (de que o programa seria veiculado de madrugada, por exemplo). Mas buscamos a flexibilização de apenas três horas, o que geraria até melhorias na audiência para a Voz”, informou o diretor, citando pesquisas de opinião que indicam que a audiência das rádios cai de 20% para 2% com o início do programa

 

 

 

Author: João Alberto

Compartilhe este post