Exposição com peças de Abelardo da Hora deve ir à Europa em 2015

Uma exposição com 130 peças do artista plástico pernambucano Abelardo da Hora deve aportar por terras europeias no próximo ano. São 20 toneladas de gravuras, cerâmicas, desenhos, tapeçarias e esculturas que datam de várias épocas da carreira do artista.

O artista plástico pernambucano Abelardo da Hora. Crédito: Allan Torres Esp DP/D.A.Press

O artista plástico pernambucano Abelardo da Hora.
Crédito: Allan Torres Esp DP/D.A.Press

Inicialmente, a ideia era rodar com a turnê em 2013, mas a exposição enfrentou problemas burocráticos e financeiros ao mesmo tempo que a Europa passava por uma pesada crise econômica. A ideia, então, foi colocada em stand by até que o cenário fosse mais favorável para que as peças do pernambucano encantassem os olhos europeus.

Abelardo da Hora e Abelardo da Hora Filho - Crédito: Inês Campelo/DP/D.A Press

Abelardo da Hora e Abelardo da Hora Filho
Crédito: Inês Campelo/DP/D.A Press

Passada a crise na Europa e com patrocinadores interessados na ideia, Abelardo da Hora Filho volta a pensar na exposição e já está com as negociações adiantadas. A data prevista é apenas para o segundo semestre de 2015 e quatro destinos já estão confirmados: Florença (Itália), Paris (França), Frankfurt (Alemanha) e Bruxelas (Bélgica). A depender de burocracias de logística, outras locações podem ser escolhidas, sendo assim, Portugal e a Arábia Saudita estariam como forte candidatos.

Em tempo: A exposição “Abelardo da Hora: da Indignação à Esperança” com obras do artista está em cartaz até o dia 03 de outubro no Centro de Artes e Comunicação (CAC) na UFPE. O artista plástico também inaugurou recentemente a escultura “O Artilheiro”, na Arena Pernambuco. Na ocasião, Abelardo também comemorou seu aniversário de 90 anos.

Author: Beatriz Pires

Compartilhe este post