A força de Renata Campos

Renata e Eduardo Campos - Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Renata e Eduardo Campos – Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Achei tão bem feita e informativa esta matéria de Daniel Carvalho para a edição online da Folha de São Paulo, que decidi transcrever para vocês:

“Renata Campos, mulher de Eduardo Campos, procurou manter uma atitude de firmeza ontem diante dos cinco filhos e das dezenas de familiares, políticos e amigos que durante o dia estiveram na casa da família, na zona norte do Recife. Pessoas que estiveram com ela dizem que Renata se mantinha serena –no início da noite, contudo, era possível vê-la pelo muro da casa com ar de choro.

Crédito: Alexandre Severo/Divulgação

Crédito: Alexandre Severo/Divulgação

“Não estava no script”, dizia Renata a quem a abraçava. “Ela estava firme recebendo as pessoas. Estava serena. Cumprimentei ela e pronto. Não adianta dizer muita coisa”, disse o advogado e servidor público Luiz Carlos Cordeiro, 70, vizinho de Campos. Renata costumava acompanhar as viagens do marido, mas não embarcou com ele do Rio para Santos nesta quarta –suspeitava-se inicialmente que ela estivesse na aeronave. Foi ao Recife com o filho mais novo, Miguel, de seis meses, e o sobrinho Rodrigo Molina, ajudante de ordem de Campos que também costumava viajar com o candidato.

 Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press.

Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press.

Campos e Renata eram vizinhos quando crianças. Começaram a namorar quando ele tinha 15 anos e ela, 13. Entre namoro e casamento, estavam juntos há mais de 30 anos. O ex-governador se referia a ela como “dona Renata”.A exemplo do marido, é economista. Funcionária de carreira do Tribunal de Contas do Estado, licenciou-se em 2007, quando o marido assumiu o governo de Pernambuco e ela foi cedida à administração estadual.

Crédito: Alexandre Severo/Divulgação

Crédito: Alexandre Severo/Divulgação

Os jornalistas não tiveram acesso à casa da família, mas era possível ver a movimentação na área da piscina. À tarde, José, 9, quarto filho do casal, estava cabisbaixo sentado no colo de um primo. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, visitou a família nesta tarde. Ele esteve com Campos no último domingo (10), por ocasião do aniversário do ex-governador. Ele disse ter sugerido à família a realização de uma missa campal em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco. Em caso de chuva, a cerimônia aconteceria na igreja da Madre de Deus, no centro do Recife.”

Eduardo Campos, Renata, Miguel e José - Crédito: Alexandre Severo/Divulgação

Eduardo Campos, Renata, Miguel e José – Crédito: Alexandre Severo/Divulgação

Author: João Alberto

Compartilhe este post