Políticos e autoridades se pronunciam sobre a tragédia
Assim como o povo brasileiro, autoridades e figuras do cenário político local e nacional foram pegas de surpresa com a notícia do falecimento do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, na manhã dessa quarta-feira. Através de pronunciamentos oficiais e mensagens divulgadas nas redes sociais, políticos se manifestaram sobre a tragédia. Confira os detalhes abaixo:
A presidente Dilma Rousseff decretou luto oficial de três dias no país em homenagem à memória do pernambucano. Em nota oficial divulgada no blog do Palácio do Planalto, Dilma lamentou: “O Brasil inteiro está de luto. Perdemos hoje um grande brasileiro, Eduardo Campos. Perdemos um grande companheiro. (…) Foi um pai e marido exemplar. Nesse momento de dor profunda, meus sentimentos estão com Renata, companheira de toda uma vida, e com os seus amados filhos. Estou tristíssima. Minhas condolências aos familiares de todas as vítimas desta tragédia”. A presidente também suspendeu sua agenda de campanha por três dias.

Eduardo Campos, sua esposa Renata e a presidente Dilma Rousseff.
Crédito: Ricardo Stuckert/Divulgação
O governador do estado, João Lyra Neto, que assumiu a vaga após Eduardo tornar-se candidato à presidência, declarou: “Perdi um amigo e o grande político que Eduardo Campos se tornou durante sua trajetória, chegando a ser candidato à presidência da República. Quero levar minha palavra de muito tristeza, mas ao mesmo tempo de muita esperança. Eu convivi com Eduardo nos últimos 15 anos, construímos uma amizade muito firme e de muito independência, convergência e cumplicidade. Lamento o trágico acontecimento, mas que a vida dele sirva de exemplo para todos nós, de compromisso com o povo pernambucano e brasileiro”.
Geraldo Julio, prefeito do Recife, decretou luto oficial de oito dias na cidade. Presente na casa da família Campos desde ontem, Geraldo deu várias declarações à imprensa na porta da residência, em Dois Irmãos. Com o semblante cansado e a voz embargada, declarou: “O Brasil perdeu um grande político. Peço que os recifenses e os pernambucanos mantenham a paz e tragam fé e orações para a família dele neste momento. É uma perda irreparável. Um grande líder que fez tanto por todos os brasileiros e pernambucanos. É um dia de muita dor. Uma dor que não tem como expressar nem como medir”.
Marina Silva, vice de Campos na corrida presidencial, deu declarações sobre o assunto durante coletiva de imprensa na tarde de ontem. “Durante esses dez meses de convivência aprendi a respeitá-lo, admirá-lo e a confiar nas suas atitudes e nos seus ideais de vida. Dez meses de intensa convivência. (…) Quero pedir a Deus que sustente a Renata, ao Zé, ao João, a Duda, ao Pedro, o pequenino Miguel e a todos os familiares dos companheiros de Eduardo Campos. Essa é sem sombra de dúvida uma tragédia que nos impõe luto e profunda tristeza, que sei que os brasileiros todos igualmente estão compartilhando com cada um de nós”, disse bastante abatida.
O ex-presidente Lula, de quem Eduardo foi ministro da Ciência e Tecnologia, também cancelou sua agenda por tempo indeterminado e divulgou, no Facebook, uma nota de pesar. “Como todos os brasileiros, estou profundamente entristecido com a trágica morte de Eduardo Campos. Um grande amigo e companheiro. (…) O país perde um homem público de rara e extraordinária qualidade. (…) Nesse momento de dor, eu e Marisa nos solidarizamos com sua mãe, Ana Arraes, sua esposa, Renata, seus filhos e toda a sua família, amigos e companheiros. Também prestamos solidariedade às famílias dos integrantes da sua equipe e dos tripulantes que falecerem nesse terrível acidente”, lamentou.
O também presidenciável Aécio Neves declarou por meio de nota no site do partido o seu pesar com o acontecido. “É com imensa tristeza que recebi a notícia do acidente que vitimou o ex-governador e meu amigo Eduardo Campos. O Brasil perde um dos seus mais talentosos políticos, que sempre lutou com idealismo por aquilo em que acreditava. A perda é irreparável e incompreensível. Nesse momento, minha família e eu nos unimos em oração à família de Eduardo, seus amigos e a milhões de brasileiros que, com certeza, partilham a mesma perplexidade e pesar”, dizia o documento.
Leia também:






