Evaldo Costa e Gilson Oliveira lançaram o “Palavra Acesa” no Recife
A noite desta quinta-feira foi de lançamento na Livraria Cultura do Paço Alfândega. Os jornalistas Evaldo Costa e Gilson Oliveira lançaram, pela segunda vez, o livro e o DVD Palavra Acesa, que reúne entrevistas com pessoas direta ou indiretamente ligadas às Ligas Camponesas, movimentos que propunham, sobretudo, a reforma agrária.
O primeiro lançamento da obra foi feito em João Pessoa, na Paraíba, e a apresentação ficou a cargo do ex-governador Eduardo Campos, que assinou a orelha do livro. Desta vez, a introdução do evento foi feita pelo professor e filósofo Paulo Teixeira, profundo admirador de Evaldo. “É mais um desses pernambucanos que a Paraíba nos deu”, disse.
Em seguida, foi a vez dos autores falarem sobre o trabalho. “Essa é uma obra coletiva. Nós quisemos dar voz e não falar por eles”, enfatizou Evaldo, referindo-se aos personagens do livro, pessoas que, dificilmente, foram e serão ouvidas durante a vida.
Depois, os autores receberam, na mesa, o secretário de imprensa do Governo de Pernambuco, Ivan Maurício, e o presidente da Assembléia Legislativa do estado, Guilherme Uchôa. “Resgata a história de pessoas anônimas do nosso país”, afirmou Ivan sobre a obra. Depois, foi a vez de Uchôa assumir a palavra: “Eu vim para homenagear a sua inteligência e a sua lealdade”, revelou, olhando para Evaldo, com quem já trabalhou.
Por fim, foi exibido vídeo que compõe do DVD. Nas imagens, Elizabeth Teixeira, viúva de João Pedro, militante das ligas camponesas. Em um relato cheio de emoção e verdade, a senhora fala sobre como deu continuidade à luta do marido após o seu assassinato. E contou, também, as diversas vezes que foi presa e os anos que precisou assumir outra identidade para continuar viva durante a ditadura militar brasileira. Além disso, relatou como foi convidada por Fidel Castro a morar em Cuba com os filhos.






