Giro Blog

Alberto Ferreira da Costa é o novo cidadão recifense

Crédito: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press

Alberto Ferreira da Costa e Vicente André – Crédito: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press

Foi em solenidade na manhã desta sexta-feira, na Câmara Municipal do Recife, que o provedor do Real Hospital Português, Alberto Ferreira da Costa, recebeu título de cidadão recifense. A ideia de homenageá-lo veio do vereador Vicente André Gomes, que teve êxito, com projeto aprovado por unanimidade.

Seguindo o protocolo, o vereador falou sobre a vida de Alberto e sobre a sua importância para o Recife. “O hospital é uma referência nacional”, enfatizou, lembrando sempre do trabalho desenvolvido pelo provedor. “O homem de todas as pátrias. Esse é o título que eu lhe dou”, finalizou.

Crédito: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press

Crédito: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press

Depois, foi a vez de um momento especial no evento. A cantora Kelly Rosa interpretou a música Verde Vinho, uma homenagem à terra de Alberto, Portugal. Durante a cerimônia, a esposa de Alberto, dona Carmem, recebeu um buquê de flores, mais uma forma de demonstrar o carinho com a família.

Alberto Ferreira da Costa chegou ao Brasil, ao Recife, quando ainda estava na infância, período, inclusive, que já trabalhava para ajudar em casa. Durante a sua fala, Alberto falou do quanto se orgulhava de receber tal reconhecimento. “Português com muito orgulho. Brasileiro com muito orgulho”, declarou.

Alberto e Carmem Ferreira da Costa - Crédito: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press.

Alberto e Carmem Ferreira da Costa – Crédito: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press.

O Recife foi o local onde Alberto se criou, foi a cidade que o acolheu com carinho, e também que o faz lembrar do seu país de origem. “Os donos do comércio daqui, quando cheguei, muitos eram vindos da minha terra”, lembrou. Com o passar do tempo, foi desenvolvendo o seu trabalho e chegou a montar uma mercearia. O projeto do hospital veio depois e, hoje em dia, é um dos nomes de referência de todo o Brasil. “Com essa força que vocês me dão, vou continuar o meu trabalho pelo Recife, por Pernambuco”, finalizou.

O coral do Real Hospital Português fez participação especial na solenidade. O grupo usou o canto para também homenagear o português. Inicialmente, o Hino Nacional Brasileiro, depois, um clássico da música popular do país, Aquarela do Brasil.

Author: Gabriella Autran

Compartilhe este post