Giro Blog

Samba Recife comemora 10 anos em grande estilo

Por Wagner Oliveira

Há dez anos o Recife passou a sediar um dos maiores eventos de samba e pagode do país. Capital por onde muitas bandas que fizeram sucesso na década de 1990 sempre estiveram no gosto do público, Recife segue firme no seu jeito hospitaleiro e alegre de receber bem os artistas que tocam um dos ritmos mais populares do Brasil.

Festival terminou na madrugada deste domingo. Fotos:

Festival terminou na madrugada deste domingo. Fotos: Moovecom/Divulgação

Prova disso foi o carinho de todos os artistas que passaram pelos palcos do Samba Recife 2014 na noite desse sábado. A primeira noite do festival lotou a área externa do Centro de Convenções. E quem não aproveitou ontem pode se preparar, porque a maratona continua neste domingo.

Jeito Moluque abriu o festival. Fotos: Moovecom/divulgação

Paulistas do grupo Jeito Moleque abriram o maior festival de samba do Brasil

A noite do sábado foi aberta pelo grupo paulista Jeito Moleque, que cantou ainda para um público pequeno. O espaço só começou a lotar depois das 21h. Em seguida foi a vez da turma do Revelação animar a festa. Sob o comando de Almirzinho, novo vocalista, o grupo agitou a noite e deixou os fãs empolgados quando desceu do palco e foi cantar no meio do público.

Alexandre Pires revezou os vocais com o irmão Fernando

Alexandre Pires revezou os vocais com o irmão Fernando

Na sequência, subiu ao palco o grupo mineiro Só Pra Contrariar. Comandado por Alexandre Pires, o SPC fez todo mundo dançar ao som dos seus antigos hits. Ainda em sua apresentação, a banda relembrou sucessos de Katinguelê, Nigretude Júnior, Raça Negra e outras bandas que fizeram sucesso no passado. Alexandre Pires chegou até o meio do público cantando pela passarela montada entre os dois palcos principais do evento.

Estrutura com dois palcos principais faz com que público não espere intervalo entre as bandas

Estrutura com dois palcos principais faz com que público não espere intervalo entre as bandas

A próxima atração foi o grupo Pixote. Com um ritmo mais elétrico que as demais bandas, o grupo fez os fãs saírem do chão. E quem ainda estava pensando em ficar parado durante o show foi convocado pelo vocalista Dodô a dançar e cantar, mesmo que não soubesse a letra. “Quem não soube cantar, mexe a boca”, disse o pagodeiro. E o público atendeu o pedido. Entre os maiores sucessos do grupo estavam Mande um sinal e Insegurança, cantadas em coro.

Dodô do Pixote, como sempre, agitou os amantes do pagode

Dodô do Pixote, como sempre, agitou os amantes do pagode

Para terminar a noite, subiram ao palco o grupo Tá na mente e, por fim, Nosso Sentimento. No palco do Samba Lounge se apresentaram Citrus Clube, Luizinho Nobre, Clareou e Long Neck. No palco Samba de raiz, dentro do Chevrolet Hall tocaram Turma da onda, No Break, Jorge Aragão e Camisa 10. A festa segue neste domingo, a partir das 16h. O primeiro grupo a se apresentar hoje é Imaginasamba. Na sequência virá Os Travessos, que voltou às paradas do sucesso.

Depois deles, as principais atrações da noite deste domingo serão Péricles, Thiaguinho e Belo. O ex-vocalista do Soweto é presença marcada nas dez edições do Samba Recife. Para terminar a noite, Mumuzinho e Léo Santana sobem ao palco principal. No Samba Lounge tocam Só na Marosidade, Amigos do pagode 90, Gustavo Lins e Karametade. No Samba de raiz se apresentam Sambaled, Cybelle do cavaco, Fundo de Quintal e Apoitilude.

 

Author: Tatiana Sotero

Compartilhe este post