Outubro é o mês da conscientização sobre o câncer de mama

Em outubro, o mundo comemora a campanha Outubro Rosa. O mês é dedicado a ações sobre o câncer de mama, nos quatro cantos do planeta. Palestras motivacionais, exames preventivos e informações sobre a doença estão na agenda da campanha. No país, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que mais de 57 mil casos de câncer de mama serão diagnosticados até o fim de 2014. Em Pernambuco, o número de novos casos este ano deve ser em torno de 2 500.

Para o Outubro Rosa, a prefeitura está organizando programação para todo o mês. No calendário, exames preventivos com o Mamógrafo Móvel, palestras sobre prevenção e panfletos informativos sobre a doença em todos os postos de saúde. O edifício-sede também ganhará iluminação especial em homenagem à campanha.

Fachada da Prefeitura do Recife ontem. Crédito: Reprodução Facebook

Fachada da Prefeitura do Recife ontem.
Crédito: Reprodução Facebook

As luzes, inclusive, têm se mostrado a forma mais adotada de empresas e instituições demonstrarem apoio à causa. Dentre os lugares que também ganharam luzes cor-de-rosa, o totem principal do Shopping Recife, a fachada da casa de festas Casa Rosada e da boate Pink Elephant e o prédio do Shopping Tacaruna.

O mall, inclusive, lançou o aplicativo “Outubro Rosa” dentro da programação para o mês. No app gratuito, disponível para iOS e Android, o usuário pode aplicar um filtro cor-de-rosa a uma foto sua e compartilhar diretamente nas redes sociais para demonstrar apoio à causa.

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Outro centro de compras que também entra no clima da campanha é o RioMar que, em parceria com a Casa Rosa – Associação de Assistência as Mulheres com Câncer de Mama em Pernambuco, promove palestras e informações sobre a doença.

Programação do Shopping RioMar em parceira com a Casa Rosa. Crédito: Reprodução Facebook

Programação do Shopping RioMar em parceira com a Casa Rosa.
Crédito: Reprodução Facebook

A Casa Rosa é uma instituição sem fins lucrativos que abriga mulheres do interior em fase de quimio e radioterapia nos hospitais do Recife. A associação, localizada na Encruzilhada, está com um stand no shopping, onde 63 voluntários oferecem informações sobre a causa e vendem artigos relacionados à campanha que terão renda 100% revertida para manutenção da Casa.

Casa Rosa - Associação de Assistência as Mulheres com Câncer de Mama de Pernambuco. Crédito: Divulgação

Casa Rosa – Associação de Assistência as Mulheres com Câncer de Mama de Pernambuco.
Crédito: Divulgação

No Shopping Guararapes, um stand da campanha “Lenços do Amor” será montado do dia 6 ao dia 12 para recolher lenços, complementos alimentares e leite em pó para ajudar mulheres que se tratam no Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP). Os lenços ajudam as pacientes a passar pela doença sem perder a vaidade e a auto estima. Já o leite e os complementos alimentares garantem melhor sobrevida às pacientes.

Author: Beatriz Pires

Compartilhe este post