Os detalhes do Carnaval do Recife
Uma festa de raiz, com 98% da programação de atrações locais, assim será o Carnaval do Recife em 2015, uma tentativa de melhorar o que foi a festa do ano passado. Desta vez, a folia terá ainda mais opções, mais dois polos serão montados: o Quartel General do Frevo, na Praça da Independência, e o infantil, no Parque da Macaxeira, além dos palcos tradicionais (Marco Zero, Casa Amarela, Cais da Alfândega, etc) e os cinco corredores: Coelhos, Arruda, Buracão, Morro da Conceição e Três Carneiros. Serão, no total, 63 focos carnavalescos.
Entre as atrações locais, Lenine, Almir Rouche, André Rio, Nena Queiroga, Gustavo Travassos, Alceu Valença e Spok, um dos homenageados desta edição, que presta homenagem, também, ao Clube Bola de Ouro. O Rappa, Titãs, Nando Reis, Jota Quest, Luiz Melodia, Jorge Aragão, Leci Brandão, Fundo de Quintal, Gaby Amarantos e Luiza Possi são as atrações nacionais que fazem a festa na cidade.
Todos os detalhes foram divulgados em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira, no Forte das Cinco Pontas, onde estavam o prefeito Geraldo Julio, a primeira-dama, Cristina Mello, a secretária de cultura Leda Alves, o secretário de Turismo e Lazer, Camilo Simões e o presidente da Fundação de Cultura, Diego Rocha, além de muitos artistas da cena local, a exemplo dos homenageados. Spok, inclusive, deu uma palhinha e tocou o hino de Pernambuco, uma homenagem ao ex-governador Eduardo Campos.
Mais uma vez, a decoração fica por conta do Carlos Augusto Lira Arquitetos, que vai levar às ruas e pontes do Recife as raízes da festa, com todas as influências históricas, culturais e sociais. Spok e o Clube Bola de Ouro também serão representados nos elementos. “Fazer um Carnaval melhor e maior do que o do ano passado é um desafio, mas nós estamos trabalhando muito para isso”, enfatizou o prefeito Geraldo Julio. “A gente marcou um gol de placa com os homenageados deste ano”, continuou, ao falar sobre a nova tendência para as homenagens do Carnaval: a partir de agora, um artista da nova geração será homenageado, além de uma tradição, exatamente o que vai ser visto em 2015.
Geraldo foi presenteado, na ocasião, com um paletó do Bola de Ouro, entregue pela presidente do clube, Luiza Carvalho, que pediu ajuda ao prefeito em nome dos blocos sem sede. “Carnaval, para mim, é brilho. Não venha com coisinha fosca não”, explicou a carnavalesca.
Abertura
O Carnaval começa oficialmente no dia 13 de fevereiro, às 18h, quando o cortejo de maracatus sai da Rua da Moeda até o Marco Zero. Lá, Naná Vasconcelos comanda a festa, com batuqueiros e nações, e o Clube Bola de Ouro espera os maracatus. Depois, às 19h, o músico recebe Fafá de Belém no palco, onde se apresenta, também, o Maestro Spok. O homenageado vai dividir a apresentação com outros grandes músicos: Edu Lobo, Maestro Duda, Ademir Araújo, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Antônio Nóbrega, Claudionor Germano e muitos outros.
Baile Municipal
A programação de um dos bailes mais tradicionais da cidade vai ser 100% de artistas locais. O evento, que acontece no dia 7 de fevereiro, no Chevrolet Hall, vai reunir grandes nomes da música pernambucana: SpokFrevo Orquestra, Maestro Ademir Araújo e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, além de Alceu Valença e Elba Ramalho.
Os ingressos começam a ser vendidos no dia 20 de janeiro, na bilheteria do local. A partir do dia 26, podem ser encontrados, também, nas lojas Renner. O público vai poder escolher entre três setores: pista (R$50), mesa para quatro pessoas (R$600) e camarote, a grande novidade, já que, anteriormente, a área era destinada apenas aos patrocinadores e políticos. O preço varia de acordo com o piso escolhido. Como já é de costume, toda a renda será doada a instituições de caridade.








