O brilho do Porto Digital

porto digital

O Porto Digital conquistou novamente o título de melhor parque tecnológico do país. O anúncio foi feito pela Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), Essa é a terceira vez que o polo pernambucano, que completa 15 anos de atividades em 2015, é homenageado no Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador: as outras duas foram em 2011 e 2007.

A Anprotec escolheu o Porto Digital, na categoria Parque Científico e Tecnológico, por sua atuação nos eixos de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa (EC), nos segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, fotografia e design.

“Estamos muito satisfeitos com o reconhecimento dado pela terceira vez pela Anprotec”, ressalta Guilherme Calheiros, diretor de Inovação e Competitividade Empresarial do Porto Digital. “Nosso trabalho foca no desenvolvimento tecnológico e econômico do estado de Pernambuco e do Brasil, sendo gratificante perceber que nossas atividades são percebidas por uma entidade de porte nacional como a Anprotec”, conclui o executivo.

O Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre governo, academia e empresas, conhecido como modelo “Triple Helix”, propiciando o ambiente necessário para transformar o parque tecnológico em um dos principais ambientes de inovação do país. O formato atraiu empresas de vários portes, que compõem o ecossistema polo: startups, micro e pequenas empresas e também grandes corporações, como as multinacionais IBM e Accenture.

Reconhecido por sua territorialidade singular, o polo é um parque urbano instalado no centro histórico do Bairro do Recife, expandido para bairros vizinhos, totalizando uma área de mais de 149 hectares. A região, antes degradada e de pouca importância para a economia local, vem sendo requalificada de forma acelerada em termos urbanísticos, imobiliários e de recuperação do patrimônio histórico edificado. Desde a fundação do Porto Digital, já foram mais de 50 mil metros quadrados de imóveis históricos restaurados.

Fundado há quinze anos, o parque tecnológico abriga 259 empreendimentos, organizações de fomento e órgãos de governo e cerca mais de 8 mil colaboradores. O parque também opera na cidade de Caruaru, localizada no Agreste Estado de Pernambuco, com o Armazém da Criatividade, ambiente de inovação voltado para o principal setor da região, a produção têxtil.

Author: João Alberto

Share This Post On