Monica Salgado, editora da Glamour, conta os bastidores do São Paulo Fashion Week

Monica Salgado, editora da Glamour, conta os bastidores do São Paulo Fashion Week

Monica Salgado, editora de redação da revista Glamour, foi a entrevistada da seção Bate-Bola da Coluna João Alberto deste fim de semana. A jornalista nos contou como funciona sua rotina numa semana de moda, e os bastidores do São Paulo Fashion Week. Confira:

Mônica Salgado - Crédito: Reprodução/Facebook

Mônica Salgado – Crédito: Reprodução/Facebook

– Como é o seu trabalho durante uma semana de moda?
O trabalho em uma semana de moda mescla informação privilegiada com muito relacionamento. Em um desfile, você vê a história ser feita de alguma forma diante dos seus olhos, o que é muito legal. Eu posso entender em tempo real as apostas dos estilistas para a próxima estação, mas hoje também já tem os que praticam o see now, boy now. É a partir dali que a gente vai se vestir e se comunicar com as pessoas nos próximos seis meses. Já na questão do relacionamento, é durante a semana de moda que a gente consegue encontrar pessoas, costurar projetos, parcerias, construir e alimentar a nossa teia de contatos.

– Qual o look que você escolhe para cobrir uma semana de moda?
Tenho a minha stylist que produz meus looks com base no meu gosto e nas marcas que gosto. Claro que sempre tento estar confortável, pois são dias longos, de muita correria e trabalho, mas nós mulheres não abrimos mão de um salto bem alto para estar elegante! (risos)

– O que você repara em um desfile?
São vários pontos. Primeiro, a coerência do trabalho do estilista e da marca, a consistência desse trabalho em relação ao perfil do seu consumidor e se ele atende as necessidades e aos desejos dos estilos que vêm da rua.

– Como é a sua rotina durante a semana de moda?
O mais louco de uma semana de moda é que as pessoas acham que paramos nossa vida… Mas não é bem assim. Além da minha vida pessoal, tenho a Glamour para ser fechada e não há como deixar de ir para a redação.

– Uma história marcante durante as temporadas de moda…
São muitas histórias… Cubro as semanas de moda desde 2001, onde desde lá passei pela Lilian Pacce, Elle, Vogue e agora a Glamour. Uma história que lembro até hoje é de quando cobria a primeira fila dos desfiles e me lembro de uma atriz e um jornalista que foram extremamente grossos comigo, daquele nível de querer fugir naquele exato momento…

– Como você seleciona o que vai entrar na próxima edição da revista com o que foi visto na SPFW?
Eu e minha equipe nos reunimos para fazer o Season Plan, o planejamento do semestre. Discutimos após os desfiles os principais temas que foram vistos para serem encaixados ao longo dos seis meses da revista.

– O que uma editora de moda tem que ter sempre em mente?
Que ser mal educado, fazer carão para as pessoas é a coisa mais cafona do mundo! Tento fugir ao máximo de pessoas assim.

– Como é sua relação com os estilistas que fazem parte do line up da SPFW?
Varia bastante… Alguns construímos histórias ao longo do tempo, outros conhecemos, mas não temos relação pessoal e tem aqueles estilistas que a gente ama que desenvolvemos uma relação muito próxima! Mas sempre uma relação de respeito mútuo.

Compartilhe este post