Modelo intersexual é destaque nas passarelas e revistas

Hanne Gaby - Crédito: Reprodução/Instagram

Hanne Gaby – Crédito: Reprodução/Instagram

O mundo da moda está cada dia mais se abrindo para as diferenças e o ativismo. Uma das modelo mais em alta nesta temporada é Hanne Gaby, nascida na Bélgica, que assumiu recentemente ser intersexual. A interesexualidade acontece quando uma pessoa nasce com uma variação nos cromossomos que não se encaixa nas definições dos sexos “masculino” e “feminino”. No caso de Hanne, ela foi diagnosticada com síndrome de insensibilidade androgênica (AIS), o que significa que ela tem os cromossomos XY, mas é resistente aos hormônios masculinos. Ela nasceu com testículos internos e sem útero ou ovários.

Após a revelação, a top começou a fazer campanhas sobre o assunto, abordando a necessidade de falar sobre os procedimentos que crianças são submetidas, para que elas se pareçam mais com os padrões. Hanne, por exemplo, fez uma cirurgia aos 10 anos, para retirada de testículos. Aos 18 anos, ela passou por outra operação, para reconstruir a vagina.

Campanha sobre intersexualidade - Crédito: Reprodução/Instagram

Campanha sobre intersexualidade – Crédito: Reprodução/Instagram

Em seu Instagram, a modelo defende que os intersexuais tenham poder de decisão sobre seu corpo: “Deixe as crianças intersexuais terem liberdade sobre seus corpos. Escutem adultos intersexuais sobre como essas escolhas afetaram a vida deles”, diz ela em um vídeo.

A modelo é a capa deste mês da revista Elle Brasil, e já fez campanhas para grifes como Alexander Wang, Balenciaga e Missoni, além de presença em desfiles de Marc Jacobs, Moschino e Versace.

Share This Post On