Museu do Homem do Nordeste reabre domingo

museu

Após três meses de portas fechadas, a exposição de longa duração do Homem do Nordeste voltará ao seu funcionamento normal. A reabertura será domingo, na realização da 6ª edição do programa Domingo dos Pequenos, evento dedicado ao público jovem e infantil, com exibição de filme, atividades no jardim e mediação.

Nos últimos três meses foram realizados alguns ajustes: “Alteramos as cores, resolvemos problemas de infiltrações, vitrines e tarjetas, que apresentavam desgastes”, comentou Silvana Araújo, coordenadora-geral do Museu. “Achamos por bem fechar para ajustar determinados pontos. Conceitualmente, a exposição continua a mesma”, completou.

Além dos reparos, outra preocupação do Museu se deu em estreitar diálogos e aproximar o público do acervo. “Decidimos abrir mão de algumas vitrines para permitir que os visitantes cheguem mais perto, se aproximem dos objetos”, afirmou a coordenadora. Também houve alteração nos textos expostos: foram editados e readaptados. “São textos excelentes, mas por vezes densos e muito acadêmicos. Neste ajuste, optamos por torná-los mais leves, com a consulta aos autores”, reiterou Silvana. Também será incluído um novo material textual, produzido pela equipe do Museu.

Além dos ajustes e alterações nos módulos expositivos, também serão acrescentados alguns objetos do acervo, como uma antiga máquina de algodão doce, um carrinho de café e uma máquina de amolar facas, que pertenceu a José Antônio da Costa Filho, um dos primeiros amoladores do bairro de Casa Amarela. “Queremos levar ao Museu objetos que estão no dia a dia dos visitantes”, indicou a coordenadora.

 

Author: João Alberto

Compartilhe este post