Primeira Semana Nacional de Arquivos exibe 100 fotografias da primeira metade do século XX

Entre os dias 5 a 10 de junho, acontece a primeira Semana Nacional de Arquivos, organizada pelo Arquivo Nacional em conjunto com a Fundação Casa de Rui Barbosa, com horário de visitação das 8h às 17h, de segunda a sexta. A iniciativa visa aumentar a visibilidade dos arquivos e sua inserção na sociedade. A ideia é abrir os arquivos para a cultura e divulgar o trabalho desenvolvido nas instituições arquivísticas e centros de memória e documentação de todo país.

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

O Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano (APEJE) preparou a exposição Luzes do passado: Pernambuco através de um olhar a serviço do povo, com exibição de 100 fotografias do Fundo da Secretaria de Saneamento, Obras e Meio Ambiente (SSOMA), boa parte delas das décadas de 1920, 1930 e 1940, sendo 60 físicas; e 40 em formato digital, exposta em apresentação em data show.

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Pontes em construção, trabalhadores em pavimentação, calçamentos de ruas, de estradas, prédios públicos como cadeias, escolas, hospitais, mercados públicos, praças, que deixam transparecer as vestes, os transportes, as arquiteturas dos tempos, os contornos das cidades, ou seja, dos cotidianos capturados em um instante de luz, fruto de jornada pública são conteúdos das fotografias que serão mostradas. As imagens são da cidade do Recife, Caruaru, Belo Jardim, Moreno, Arcoverde, Petrolina, Petrolândia, Gravatá, Pesqueira entre outras.

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Em tempo, o APEJE promoverá, no dia 7 de junho, às 18h30, também na sede da Rua do Imperador, uma Mesa Redonda com o tema: Transformação na Paisagem Urbana, com participação dos professores: Me. Roberto Sarmento da Silveira Júnior e Profª. Ma. Danyelle de Holanda Beltrão, com mediação do servidor desta casa, Prof. Artur Garcea. O evento conta com o apoio da Faculdade ESUDA.

Author: Júlia Molinari

Compartilhe este post