A Casa do Cachorro Preto encerra as atividades em Olinda

A Casa do Cachorro Preto - Crédito: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press

A Casa do Cachorro Preto – Crédito: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press

O centro cultural A Casa do Cachorro Preto, que funciona na Rua 13 de Maio, em Olinda, irá fechar as portas após cinco anos de atividades. Em nota oficial divulgada no perfil do Facebook do espaço, os sócios afirmam que foram  “(in)devidamente notificadxs para cessar todas as nossas ações” por conta de irregularidades nas atividades apontadas pela Prefeitura da Cidade.

“Recebemos uma notificação da Prefeitura determinando o nosso fechamento alegando “irregularidade”, “perturbação da ordem” e “inadequação das atividades” no setor do Sítio Histórico. Passamos março, abril e maio procurando responder o que não tinha sido perguntado e debater o que foi ignorado”, continua a nota. Ainda no texto, os responsáveis pela A Casa afirmam que procuraram a prefeitura para apresentar o trabalho do local e solicitar orientação para se adequar às regras estabelecidas.

A Casa do Cachorro Preto - Crédito: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press

A Casa do Cachorro Preto – Crédito: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press

O comunicado critica a postura da Prefeitura de Olinda, afirmando que “O reconhecimento público do papel que cumpre A Casa do Cachorro Preto para a cultura, infelizmente, não cabe nos poderes públicos de Olinda na atual conjuntura…”. O local foi palco de 50 exposições, leilões, oficinas, lançamentos de livros, apresentações teatrais e circenses, contações de histórias e várias outras ações culturais.

A Casa afirma, porém, que continuará exercendo suas atividades, em endereço ainda a ser definido. Por enquanto, no Sítio Histórico de Olinda, ainda funciona mostras de artistas e um café. No dia 18 de junho, haverá um “desapego generalizado” de móveis, peças, produtos e do acervo. A Casa do Cachorro Preto tem também uma loja online.

Compartilhe este post