Netflix da Cozinha: Carioca cria site de “cardápio inteligente” para quem não tem tempo de cozinhar

Nos últimos anos, muitas pessoas voltaram a reservar um tempo do dia para preparar suas refeições em casa, seja em busca de economia, saúde ou até mesmo por hobby. Mas, ainda tem aqueles que fogem da cozinha por falta de organização e habilidades no fogão. Pensando nisso, o carioca Alexandre Amorim lançou o site Home Chefs, negócio que caiu nas graças dos internautas e repercute nas redes sociais como o “Netflix da cozinha”, devido ao seu sistema de assinatura.

Alexandre Amorim criou o site baseado em suas experiências na cozinha - Crédito: Divulgação/Home Chefs

Alexandre Amorim criou o site baseado em suas experiências na cozinha – Crédito: Divulgação/Home Chefs

O site funciona através de um cardápio inteligente, com receitas testadas e aprovadas pela equipe do site, que podem ser feitas em apenas 30 minutos. Além do passo a passo, o Home Chefs também sugere uma lista de compras completa e todo o planejamento para a execução dos pratos. Cada receita rende de duas a quatro porções e a empresa afirma que é possível economizar cerca de R$ 500 por mês com a ajuda de seus componentes.
 
O Home Chefs surgiu em 2011 e foi o primeiro site de kits gastronômicos do Brasil, que entregava ingredientes para receitas exóticas. “No começo deste ano, decidi reativar a empresa recriando o seu modelo de negócio, baseado na minha própria experiência com a falta de tempo e desorganização para cozinhar”, conta Alexandre.

Frango Mediterrâneo - Crédito: Divulgação/Home Chefs

Os assinantes recebem novo conteúdo toda semana e podem organizar suas refeições com base nisso. Na foto, Frango Mediterrâneo – Crédito: Divulgação/Home Chefs

A cada semana, cinco receitas são disponibilizadas com um passo a passo detalhado, a lista de compras e uma dica de “receita bônus” para o fim de semana. E Alexandre garante que o sistema não se parece com sites e canais de receitas já conhecidos no mercado.“O que nós oferecemos não são simplesmente receitas, mas um método de planejamento baseado em um serviço de curadoria e organização de conteúdo. Nós fazemos aquilo que muitas pessoas não têm tempo para fazer e por isso acabam deixando de cozinhar”, explica.

A cada semana, um novo cardápio é disponibilizado para os assinantes - Crédito: Divulgação/Home Chefs

O esquema por Alexandre prevê o planejamento semanal do cardápio e de uma lista de compras organizada – Crédito: Divulgação/Home Chefs

Desde que iniciou suas atividades, em abril, já foram produzidos e disponibilizados 11 cardápios, com opções de massas, frutos do mar, carnes e também algumas vegetarianas. Vale ressaltar que todas as receitas são feitas com consultoria de nutricionistas e chefs profissionais e testadas para garantir que podem ser executadas dentro do tempo estipulado. Os iniciantes no fogão também não precisam se preocupar, já que Alexandre diz que as orientações são bem detalhadas e didáticas.
 
“A aceitação tem sido muito positiva, estamos crescendo mais rápido e com maior volume do que era esperado. Mas o mais importante tem sido o feedback dos clientes, que realmente estão mudando seus hábitos, experimentando novas receitas, economizando e se divertindo muito mais na cozinha”, conta o empresário. “Temos assinantes de todo tipo: casais jovens, homens solteiros, donas de casa… Cada um encontra o seu uso para o cardápio”.

Alexandre garante que os iniciantes também vão acompanhar as receitas - Crédito: Divulgação/Home Chefs

Alexandre garante que os iniciantes também vão acompanhar as receitas – Crédito: Divulgação/Home Chefs

Além da área exclusiva para os assinantes, o Home Chefs também mantém um canal no YouTube, com o passo a passo de algumas receitas do Cardápio Inteligente. Alexandre explica que a maior parte do conteúdo ainda está apenas na plataforma do site, mas em breve o canal deve ganhar mais vídeos. “A expectativa é de um grande crescimento nas próximas semanas. Já recebemos, inclusive, propostas de patrocínio por grandes marcas de alimentos”, adianta.

Moqueca baiana - Crédito: Divulgação/Home Chefs

Moqueca baiana – Crédito: Divulgação/Home Chefs

As novidades não devem parar por aí. Nos próximos dias, serão lançadas três linhas diferenciadas de cardápio: Vegana, Fit/Light e Sem Glúten. Eles também devem abrir as opções de assinaturas mensais, trimestrais e anuais, já que atualmente apenas a assinatura mensal está disponível.

Compartilhe este post