Francisco Brennand é condecorado com mais alta honraria do Recife

Nesta quarta-feira, na Oficina Brennad, na Várzea, o prefeito Geraldo Julio entregou a Medalha do Mérito Capibaribe da Cidade do Recife – Grã-Cruz, mais alta comenda oferecida pela Prefeitura do Recife, para o artista Francisco Brennand. A medalha é oferecida às pessoas que deram contribuições valiosas para a cidade durante sua vida.

Crédito: Prefeitura do Recife

Crédito: Prefeitura do Recife

A homenagem a Brennand é baseada em relação a sua trajetória como artista plástico, reconhecida internacionalmente. Além da vontade popular, para ser merecedor da Ordem do Mérito Capibaribe, o homenageado passa por um grande trabalho de pesquisa e avaliação. “A gente poder homenagear Francisco Brennand é uma alegria enorme. Esta homenagem é do povo do Recife e é a maior honraria da nossa cidade. Brennand é um artista ilustre, que muito fez pelo Recife e que sempre vai fazer pelo povo dessa cidade, que ele ama. Brennand não é apenas um grande nome da nossa cidade ou do estado, mas sim da humanidade”, comemorou Geraldo Julio.

Francisco Brennad e Geraldo Julio - Crédito: Prefeitura do Recife

Francisco Brennad e Geraldo Julio – Crédito: Prefeitura do Recife

Na ocasião, o prefeito  entregou ao artista uma réplica da obra Serpente Marinha, que possui 25 metros e está instalada no Parque das Esculturas, no Recife Antigo. A réplica foi feita pelo também artista plástico Jobson Figueiredo.

“Eu recebo esta comenda com muita alegria. O nome Capibaribe é mágico e me desperta evocações ligadas a minha própria infância. A propriedade onde eu nasci corta o Rio Capibaribe. E o Recife é o local onde eu nasci, somado a uma série de outros fatos sentimentais que se liga a pessoa. Eu escolhi a Várzea como o centro do mundo, minha pátria e meu território sagrado”, agradeceu Francisco Brennand.

Author: Júlia Molinari

Share This Post On