Lista: Fique por dentro das 15 tendências para festas de 15 anos

Crédito: Bosquinho Lacerda/Divulgação

Crédito: Bosquinho Lacerda/Divulgação

Tradicionalmente, as festas de 15 anos marcavam a “estreia” das adolescentes na sociedade. O evento significava uma nova fase na vida das meninas que, a partir daí, passavam a frequentar reuniões socais e tinha a permissão da família para namorar. No baile, debutante deveria usar um vestido simples no início da festa e, depois da meia-noite, um grande vestido de gala. Tudo isso para significar a passagem da adolescência para a vida adulta.

Larissa Manoela comemorou seus 15 anos com festão e transformou o sonho em filme que está em cartaz nos cinemas

Larissa Manoela comemorou seus 15 anos com festão e transformou o sonho em filme que está em cartaz nos cinemas

Hoje em dia, todo esse simbolismo ficou um pouco para trás, mas as festas de 15 anos não deixam de estar na moda e eternizar uma época na vida de muitas meninas. Prova disso é que as festas nunca deixam de estar no imaginário popular, como no recém-lançado filme Meus 15 Anos, com Larissa Manoela. Outra atriz teen, Maísa Silva, também não abriu mão de sua comemoração mas deu um toque supermoderno com o tema Mil e Uma Noites: a debutante entrou na pista carregada por quatro modelos e dispensou o príncipe da noite.

Crédito: Bosquinho Lacerda/Divulgação

Mel Janguiê comemorou seus 15 anos com festão organizado pelos pais, Sandra e Janguiê Diniz, com a ajuda da Dreams by Lead – Crédito: Bosquinho Lacerda/Divulgação

No Recife, muitas adolescentes continuam a apostar nas festas de 15 anos. Mel Janguiê, que celebrou seu aniversário em março (clique aqui para conferir a cobertura), fez uma festa para ficar na memória dos 700 convidados. E essa foi sua intenção: “Eu queria uma festa para ficar marcada, que fosse diferente de todas as que eu já tivesse ido”, diz ela. Apesar disso, não abriu mão das tradicionais daminhas, da valsa com o pai, com o irmão – o príncipe da festa, e do vestido branco.

Bianca Cordeiro ainda está na expectativa. A adolescente fez questão de alguns detalhes para sua festa, marcada para o dia 16 de setembro, como uma mesa de sushi, um MC e “um vestido bem lindo”. Natural de Garanhuns, ela quis apostar também nas novidades disponíveis na capital, para onde se mudou há um ano. “Eu queria muito uma mesa de doces ‘tapete’ de Lana Bandeira, inovar na decoração e ter uma assessoria legal”, contou. “Aqui no Recife tudo é diferente, os doces, as finalizações da decoração, as bandas…”, completou.

Xandy Aviões e Nego do Borel foram atrações do aniversário de 15 anos de Mel Janguiê - Crédito: Bosquinho Lacerda/Divulgação

Xandy Aviões e Nego do Borel foram atrações do aniversário de 15 anos de Mel Janguiê – Crédito: Bosquinho Lacerda/Divulgação

Sua mãe, Dayse Cordeiro, conta também que a preparação da festa já é um momento de diversão. “Nós fomos em vários lugares para que Bianca pudesse escolher os vestidos. E essa parte é ótima porque você já curte antes da própria festa”, diz.

Segundo Paola Muniz, da Lovely 15th e expert no assunto, a festa de 15 anos deve ter “a cara” da aniversariante. “Mesmo uma adolescente moderna pode desejar uma produção clássica e a adolescente clássica pode querer ousadia! Mas a unanimidade é que a festa de 15 anos seja o ‘dia de princesa’, que a adolescente seja o centro das atenções”, explica ela. Jamine Tinoco, da Dreams by Lead, que assina diversos bailes na cidade, concorda: “Temos que pensar nos mínimos detalhes. Nada mais estranho do que você estar em uma festa que não tem nada a ver com a dona da festa!”.

Confira as 15 tendências para as festas de 15 anos, segundo as especialistas Jamine Tinoco, da Dreams by Lead, e Paola Muniz, da Lovely 15th:

1 – Convites personalizados

Segundo Jamine Tinoco, os convites estão sendo feitos com papéis diferenciados, com identidades visuais bem estudadas. Isso já dá a mensagem de “festa bombada”.

Crédito: Divulgação

Crédito: Lovely 15th/Reprodução/Instagram

2 – Instagram da festa

Para fazer o “esquenta” para a balada, a pedida é criar um perfil no Instagram para a festa, que pode incluir convites virtuais, save the date, vídeos, mensagens divertidas e contagem regressiva.

3 – Decoração moderna

É preciso equilibrar o luxo e a sofisticação, para que a décor não fique muito pesada. “Não podemos esquecer que a festa é jovem”, conta Jamine. As cores não devem contrastar, para que fique moderno e romântico ao mesmo tempo.

Crédito: Bosquinho Lacerda/Divulgação

Crédito: Bosquinho Lacerda/Divulgação

4 – Iluminação

O uso de micro lâmpadas formando cortinas e revestimento de teto estão fazendo sucesso. Projeções com a identidade visual da festa, nas áreas externas e internas, dão um efeito supermoderno e mostram o clima do aniversário, conta Paola Muniz.

Crédito: Bosquinho Lacerda/Divulgação

Crédito: Bosquinho Lacerda/Divulgação

5 – Efeitos especiais

Para festas temáticas, os efeitos especiais são muito importantes. Pode ser uma fumaça, papel picado ou até mesmo alguns personagens compondo o cenário.

Crédito: Reprodução do Instagram

Crédito: Reprodução do Instagram

6 – Lembrancinhas personalizadas

Para presentear as amigas, o importante é que o objeto seja símbolo da amizade. Podem ser tabuleiros de brigadeiros gourmet, lembranças com o nome das daminhas, batons e até joias. As possibilidades são infinitas.

7 – Vestido

Os vestidos devem ser pensados para transmitir os momentos da festa. O primeiro é mais comportado, para receber os convidados, depois, um mais elaborado para a valsa, e o da balada pode ser mais curto e estiloso.

O vestido que Maisa Silva usou na sua festa de 15 anos comemorada dia 9 de junho - Crédito: Reprodução do Instagram

O vestido que Maisa Silva usou na sua festa de 15 anos comemorada dia 9 de junho – Crédito: Reprodução do Instagram

8 – Acessórios

As coroas de princesa ganharam novo design, parecidas com tiaras, headbands e diademas. As debutantes também podem personalizar os solados dos sapatos, com a cor que quiser.

9 – Doces em mesas personalizadas

As mesas de doces podem formar mosaicos, desenhos e formas de todos os tipos, com bandejas e texturas diferenciadas. Doces delicados e com sabores de churros, Romeu e Julieta, Nutella e Brigadeiro são os clássicos que nunca saem de moda.

Crédito: Bosquinho Lacerda/Divulgação

Crédito: Bosquinho Lacerda/Divulgação

10 – Bolo

O bolo, assim como toda a festa, deve ter a cara da aniversariante. As texturas podem ser exploradas. A ideia de fazer cada andar do bolo de um sabor é uma novidade, podendo agradar vários gostos.

Crédito: Bosquinho Lacerda/Divulgação

Crédito: Bosquinho Lacerda/Divulgação

11 – Destination

O Destination Fifteen é uma nova tendência para as festas. A adolescente escolhe um destino diferente para celebrar o aniversário. Uma dica é marcar em um feriado prolongado, o que possibilita a viagem dos convidados e também fazer uma série de eventos a cada dia, explica Paola Muniz.

12 – Festas intimistas

Uma opção para quem não quer o tradicional baile de debutante, são as festas intimistas, cada vez mais comuns. As comemorações podem ser em pubs e restaurantes reservados para cerca de 80 a 120 convidados.

13 – Coreografias especiais

Danças coreografadas com amigas está se tornando uma substituição da valsa para as meninas que querem fugir do tradicional.

14- Música

As atrações musicais estão cada dia maiores nas festas. Grandes nomes nacionais marcam presença nesses eventos. “A festa de 15 anos tem que ser elevada gradualmente, para no final os convidados se sentirem em uma balada. Quanto maior a atração musical, maior a expectativa em relação à festa”, explica Jamine.

Nego do Borel foi uma das atrações do aniversário de Mel Janguiê - Crédito: Bosquinho Lacerda/Divulgação

Nego do Borel foi uma das atrações do aniversário de Mel Janguiê – Crédito: Bosquinho Lacerda/Divulgação

15 – Doces como lembranças

Para que os convidados possam levar para casa um pedacinho da festa, uma forte tendência segundo as especialistas são os docinhos como presentes, seja um naked cake, flores de açúcar ou uma caixinha de brigadeiros, por exemplo.

Compartilhe este post