A nova sede da Assembleia Legislativa

assembleia

Hoje a Assembleia Legislativa realiza a última reunião plenária no Museu Palácio Joaquim Nabuco, que há 142 anos sedia as atividades do Poder Legislativo Estadual. O evento está marcado para às 15h, e, em seguida, o presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa (PDT) inaugura o Edifício Governador Miguel Arraes, onde funcionará o novo Plenário da Alepe. O prédio também vai abrigar encontros das Comissões Técnicas em três plenarinhos e um auditório. Ao todo, os espaços terão capacidade para receber cerca de 500 pessoas.
O Edifício Governador Miguel Arraes tem área total de 5.715 m² e é interligado ao Anexo 2 da Casa, onde funcionam os gabinetes dos 49 deputados. O coração do prédio é o novo plenário, com 294 lugares disponíveis ao público, dispondo, ainda, de cadeiras adaptadas para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e obesos. Também foram construídas rampas para facilitar o acesso de cadeirantes. No local, estão situados, ainda, os serviços de apoio à Mesa Diretora, e a área da imprensa.
As votações plenárias serão monitoradas via painel eletrônico, nos mesmos moldes do sistema utilizado pela Câmara dos Deputados, Senado e outras Assembleias Legislativas. Para votar, os deputados terão que se identificar usando biometria e senha. A iluminação do prédio é em LED, e será automatizada para reduzir o consumo de energia. Projetada pelo arquiteto Carlos Fernando Pontual, a construção integra os diversos espaços de discussão e decisões legislativas e políticas, e amplia a capacidade de participação do público nos eventos da Alepe.
Em agosto, após o recesso parlamentar, as reuniões plenárias já serão realizadas na nova sede da Alepe. O centenário Palácio Joaquim Nabuco, tombado pelo Patrimônio Histórico e considerado instituição museológica desde 2010 pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), passará por um processo de restauração e irá funcionar como o Museu do Legislativo Estadual, aberto à visitação pública. Além disso, eventualmente, o prédio poderá sediar reuniões especiais.

 

 

 

Author: João Alberto

Compartilhe este post