Volta da Rádio Clube AM é celebrada na Academia Pernambucana de Letras

Com informações do Diario de Pernambuco

Maurício Rands, vice-presidente do Diario, falou sobre a importância da Rádio Clube - Crédito: Ricardo Fernandes/DP

Maurício Rands, vice-presidente do Diario, falou sobre a importância da Rádio Clube – Crédito: Ricardo Fernandes/DP

O retorno da programação da Rádio Clube AM foi celebrado nessa segunda-feira, na Academia Pernambucana de Letras. A conferência Origens da Rádio Clube de Pernambuco e seu pioneirismo foi ministrada pelo pesquisador Renato Phaelante, com participação do acadêmico Reinaldo de Oliveira e da presidente da instituição, Margarida Cantarelli. A Rádio Clube AM é chamada de pioneira por ter realizado a primeira transmissão no Brasil, em 1919.

Crédito: Ricardo Fernandes/DP

Crédito: Ricardo Fernandes/DP

Renato Phaelante falou sobre a história da rádio, contando alguns dos momentos mais marcantes da radiodifusão no Brasil, como a realização da primeira transmissão em cadeia nacional e as primeiras transmissões jornalísticas e esportivas. O diretor-geral das rádios Clube (AM e FM), Leo Gangana, agradeceu as homenagens e comentou a nova fase do veículo: “Nós vamos fortalecer, com mais conteúdo, integrando com rádio com as novas mídias, com as redes sociais e a internet. Isso é a evolução”, disse.

Leo Gangana - Crédito: Ricardo Fernandes/DP

Leo Gangana – Crédito: Ricardo Fernandes/DP

O vice-presidente do Diario de Pernambuco, Maurício Rands, afirmou que “A Rádio Clube AM volta agora restabelecendo a sua conversão com a história, com a vida e com a pernambucanidade. O compromisso é com a nossa gente e com o nosso futuro. É um momento histórico. Pernambuco, através da Rádio Clube, do Diario de Pernambuco e das suas plataformas, está novamente falando para o mundo”. Alexandre Rands, presidente do Diario, compôs a mesa.

Crédito: Ricardo Fernandes/DP

Crédito: Ricardo Fernandes/DP

A noite ainda contou com apresentação do músico Pedro da Flauta, que interpretou trilhas sonoras de antigos programas da Clube, como A cidade aflita, sucesso dos anos 1980, e Caixinha de pedidos.

Marcelino Granja, Secretário de Cultura de Pernambuco estava na solenidade - Crédito: Ricardo Fernandes/DP

Marcelino Granja, Secretário de Cultura de Pernambuco estava na solenidade – Crédito: Ricardo Fernandes/DP

 José Paulo Cavalcanti - Crédito: Ricardo Fernandes/DP

José Paulo Cavalcanti – Crédito: Ricardo Fernandes/DP

Luiz Carlos Ferreira, Renato Phaelante, Lecticia Cavalcanti e Jose Paulo Cavalcanti - Crédito: Ricardo Fernandes/DP

Luiz Carlos Ferreira, Renato Phaelante, Lecticia Cavalcanti e José Paulo Cavalcanti – Crédito: Ricardo Fernandes/DP

Alexandre Rands, Marcelino Granja, Francisco Dacal, Mauricio Rands e José Paulo Cavalcanti - Crédito: Ricardo Fernandes/DP

Alexandre Rands, Marcelino Granja, Francisco Dacal, Mauricio Rands e José Paulo Cavalcanti – Crédito: Ricardo Fernandes/DP

Share This Post On