Giro Blog

O poder do autoconhecimento: conheça 12 tipos de terapia alternativa

O poder do autoconhecimento: conheça 12 tipos de terapia alternativa

Com o desenvolvimento da medicina e aumento da consciência sobre saúde mental, novos tratamentos estão sendo desenvolvidos com uma proposta diferente. Atualmente, uma grande aposta médica e espiritual são os tratamentos alternativos – também chamados de energéticos ou holísticos. O diferencial desse tipo de terapia é a interação com assuntos interiores subjetivos, como os pensamentos, por exemplo.

Meditação é um dos tratamentos disponibilizados pelo SUS – Crédito: Reprodução / A Naturalíssima

Esses métodos vêm ganhando tanto espaço, que muitos deles, hoje, são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, e cursos de algumas modalidades já foram fornecidos, inclusive, na Universidade Federal de Pernambuco. “O campo das práticas integrativas e complementares contempla sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, os quais são também denominados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de medicina tradicional e complementar”, diz nota do Ministério de Saúde.

O reconhecimento da eficácia desses tratamentos na cura de problemas mentais e físicos é de extrema importância para que, assim, a população tenha acesso às informações sobre como funcionam. Quem é expert no assunto é a jornalista e terapeuta Camila Sibas. Ela é a proprietária do Blog Recife Zen e tem um currículo vasto de cursos e capacitações em diversas dessas terapias, além do manual Recife de A a Zen, sobre o assunto.

Camila Ribas é jornalista e terapeuta no Recife – Crédito: Raphael Sagatio

“Quem busca uma vida com tranquilidade  deve praticar esses procedimentos. Mesmo se uma pessoa estiver bem, ela pode melhorar em algo. Mas, claro, existem as pessoas que têm questões emocionais a serem resolvidas, e são elas as que mais precisam”, explica Camila.  

A arte pode ser uma grande aliada na cura de problemas psicológicos – Crédito: Reprodução / Baalaka

Atualmente, o SUS oferece 19 dessas modalidades. Entre elas: homeopatia, medicina tradicional chinesa/acupuntura, medicina antroposófica, plantas medicinais e fitoterapia e termalismo social/crenoterapia, arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa e yoga.

Na capital pernambucana, como em todo o Brasil, esses métodos são disponibilizados em consultórios médicos ou centros espirituais. Listamos 12 tipos de terapia energética, confira:

Crédito: Divulgação

Meditação

O princípio dessa prática é a concentração mental. Do latim “meditatum”, a palavra meditação significa ponderar.  O intuito de quem recorre ao método é harmonizar o estado de saúde, através de paz interior, silenciamento da mente. A meditação pode ser realizada de maneira solitária ou em grupos, sendo possível uma melhora na eficácia da concentração com a prática.

Reiki – Crédito: Reprodução / Grupo de Reiki

Reiki

Harmonização e reposição energética, visando manter ou recuperar a saúde. Esse é o objetivo do Reiki, uma técnica japonesa, que vem ganhando espaço em Pernambuco e no Brasil. Ela se baseia na prática de imposição das mãos por meio de toque ou aproximação, assim, estimulando mecanismos naturais de recuperação da saúde. De acordo com o Instituto Brasileiro de Pesquisas e Difusão do Reiki, o método serve para redução de estresse, captando, modificando e potencializando energia.

ThetaHealing

Uma das técnicas em ascensão no Brasil, o ThetaHealing é um meio de cura energética. Ela busca auxiliar a identificação e liberação de crenças e padrões que impedem o indivíduo de “ser feliz”.  O método funciona da seguinte maneira: pelo acesso à frequência de onda cerebral Theta. As ondas Theta podem ser acessadas quando o ser humano está quase acordando, muitas vezes lembrando dos sonhos. Aí é nesse momento que é possível acessar o consciente e o subconsciente simultaneamente. Com isso, levando em consideração que a realidade é criada por sistemas de crenças, é viável o acesso ao subconsciente de forma consciente. Assim, identificando esses sistemas, criando uma nova realidade e alterando os padrões.

Barra de Access – Crédito: Reprodução / Era Dourada

Barra de Access

Também utilizando o corpo, a Barra de Access funciona quando o toque acontece em regiões específicas da cabeça. São 32 pontos, onde estão armazenados pensamentos e ideias. Quando são ativados pelo toque, eles apagam condicionamentos e padrões limitantes que não servem mais. Assim, fazendo com que seja possível a criação de experiências novas. O intuito é que a pessoa se desprenda de pensamentos, ideias, emoções condicionadas, atitudes e crenças limitantes, que já tenham sido registradas na mente. 

Floral

A terapia floral busca, sobretudo, o equilíbrio das emoções. Sentimentos que estão em conflito, que são negados ou que há a necessidade de modificar (como a insatisfação, a incerteza, insegurança, a raiva, entre outros) são o foco desse tratamento. Compostos energéticos, chamados essências florais, são utilizados pelo método. Cada essência é indicada para trabalhar emoções específicas ou conjuntos de emoções. O floral procura ressoar características positivas já existentes na pessoa, e não necessariamente “colocar” o que está em falta.

Hipnoterapia – Crédito: Reprodução / Hipnose Institute

Hipnoterapia

Todo mundo já ouviu falar de hipnose, né? O que muitos não sabem é que não é nenhum truque de mágica. A prática também é útil como terapia complementar, para instalar sugestões positivas na mente inconsciente do indivíduo. É possível alterar a maneira de pensar, de se sentir e se comportar através dessas sugestões. Para um resultado eficaz, o cérebro deve se dedicar totalmente a um elemento, desligando-se de todo o resto.

Musicoterapia – Crédito: Reprodução / Saúde Descomplicada

Musicoterapia

O ritmo, melodia e harmonia podem ser itens eficazes para tratar alguém. A música é poderosa quando se trata de emoções e lembranças. Seja para lembrar de algo ou para instigar sentimentos específicos, a musicoterapia é um método alternativo muito buscado pelas pessoas.

Naturopatia

Utilizando os recursos naturais a favor da saúde humana, a naturopatia encara a doença como um processo. Existe o passo da prevenção, o combate das causas das doenças e a estimulação da inerente capacidade de cura do organismo. Esse método busca a integração das áreas da saúde para a sua eficácia. Como terapias naturais e a “sabedoria” inata do corpo humano, determinada pelos genes e a evolução da espécie.

Osteopatia – Crédito: Reprodução / Saúde Descomplicada

Osteopatia

Fundamentada em exames clínicos, a osteopatia age nos problemas articulares e dos tecidos. A anatomia, fisiologia e semiologia são a chave da questão. Essa terapia é principalmente indicada para alterações dolorosas no sistema musculoesquelético. Entre as disfunções que podem ser tratadas, estão:  lombalgias, cervicalgias, hérnias de disco, dores de cabeça e nas articulações, alterações de sensibilidade e limitações articulares.

Quiropraxia – Crédito: Reprodução / Clínica Sanden

Quiropraxia

O sistema neuro-músculo-esquelético é o que tem vez com a quiropraxia. Trabalhando com o diagnóstico e tratamentos de problemas relacionados a essas áreas, o método consegue corrigir as subluxações vertebrais e os maus funcionamentos articulares, que podem causar irregularidades no mecanismo da coluna e na função neurológica. O profissional responsável não prescreve nenhuma medicação, ele busca o funcionamento correto da mecânica do corpo, resolvendo a causa do problema, e não os sintomas.

Pets podem usufruir da acupuntura – Crédito: Reprodução / Nursing

Acupuntura

A acupuntura já é conhecida por muita gente. Ela é um ramo da medicina chinesa tradicional, que funciona assim: ao introduzir agulhas metálicas em pontos precisos do corpo de um paciente, é possível tratar diferentes doenças ou provocar um efeito anestésico. Serve para auxiliar na cura de desde problemas de cólica menstrual e distúrbio do sono, até distúrbios emocionais e dores mais fortes. Inclusive, animais também podem usufruir do método. 

Arteterapia – Crédito: Reprodução / Iped

Arteterapia

Pintura, desenho e música são apenas algumas das modalidades trabalhadas por um arteterapeuta. A arteterapia busca meios artísticos para catalisar sentimentos, procurando dar ao indivíduo as condições para que ele extravase tudo que possa impedir que ele desenvolva seu autoconhecimento ou qualquer coisa que esteja sendo negativa na sua vida. A prática dessa terapia é muito utilizada em tratamentos importantes para problemas e transtornos psicológicos.

Author: Júlia Molinari

Compartilhe este post