Festival de Circo do Brasil realiza 13ª edição no Recife

Festival de Circo do Brasil realiza 13ª edição no Recife

Cia Brincantes de Circo, do Recife, faz parte da programação – Crédito: Reprodução/festivaldecircodobrasil.com.br

O Recife vai receber, entre os dias 5 e 15 de outubro, a 13ª edição do Festival de Circo do Brasil. A programação vai ocupar os teatros Santa Isabel, Apolo e Hermilo Borba Filho, com apresentações, oficinas gratuitas, exposições de arte, lançamento de livro e sessão de cinema. Serão 14 atrações nacionais e internacionais. Os ingressos estão sendo vendidos no site Compre Ingressos por R$ 20 e R$ 10. A programação completa pode ser conferida aqui.

Entre as presenças, estão o Circo Pitanga, da Bélgica, com dois espetáculos: Rêves d’Été, um romance contado através de acrobacias aéreas e Cordes Nuptiales, que revela as aventuras e desventuras de um casal de noivos às vésperas do casamento. Os argentinos Chacovachi e Maku Fanchulini mostram Fritos e Refritos. O Brasil será representado pelas companhias LaMinima (SP), Piccolo Circo (SP), La Cascata Cia Cômica (SP), Trupe Carcará (PE), Circo Dux (RJ), Cia. do Relativo (SP), Namakaca (SP), Cia. dos Palhaços (PR) e também por grupos recifenses.

O Circo Pitanga, da Bélgica, apresenta dois espetáculos – Crédito: Reprodução/festivaldecircodobrasil.com.br

Além do circo, o festival dialoga com outras artes. O grupo paulista Namakaca fará oito apresentações gratuitas pela Região Metropolitana do Recife, com improvisações e números com palhaços. Já o músico Silvério Pessoa faz um show em frente à Igreja do Poço da Panela, e o grupo Sagrama, mostra as canções de Alinhavado no Teatro Santa Isabel.

Na Fundaj, haverá a exibição do filme Minha Avó era Palhaço, que conta a história de dona Maria Eliza Alves dos Reis, a primeira palhaça negra do Brasil. No Paço Alfândega, será lançado o livro Manual e Guia do Palhaço de Rua, do multiartista Chacovachi (ARG). O artista plástico Raoni Assis monta sua exposição Ouroborus – Circus Máximos; e o paulistano Guilherme Pires expõe sua galeria de trabalhos de Bonecos Circenses.

Silverio Pessoa faz show no Poço da Panela – Crédito: Reprodução/festivaldecircodobrasil.com.br

Para completar, oficinas e workshops gratuitos abordam o universo circense, preparação corporal e palhaçaria. Para se inscrever, os interessados deverão encaminhar um e-mail para festivaldecircodobrasil@gmail.com com nome completo, RG, telefone e currículo. Os participantes vão ter acesso gratuito a todos os espetáculos do evento, encontro entre os artistas e debate sobre o processo criativo.

Compartilhe este post