Pernambucanos incentivam o hábito da leitura e contam suas obras preferidas

Pernambucanos incentivam o hábito da leitura e contam suas obras preferidas

Crédito: Rafael Martins/ DP

Romance, ficção, biografia, autoajuda… Tem livro para todos os gostos. E, em homenagem ao Dia Nacional do Livro, comemorado no dia 29 de outubro, convidamos alguns nomes da cidade para conversar sobre o tema. Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Pró-Livro, no ano passado, revelou que o Brasil conta atualmente com 56% de leitores em sua população – um número baixo quando se trata de literatura. Para o presidente do IPL, Marcos da Veiga Pereira, a falta de tempo e o tamanho dos esforços necessários para difundir o hábito dificultaram a ampliação do número de leitores.

Em média, brasileiros dizem ter lido 2,54 livros nos últimos três meses – Crédito: Arquivo/José Cruz/Agência Brasil

Em 2016, o Brasil ocupou a 27ª posição no ranking mundial de leitura, com os brasileiros dedicando, em média, 5 horas e 12 minutos por semana para a leitura de livros. Atualmente, o Sudeste atinge o topo da lista com mais leitores de livros digitais (48%), seguido do Nordeste (23%), depois Sul (12%), Centro-Oeste (10%) e Norte (7%), de acordo com a Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil divulgada em maio.

O fato é que, muitas vezes, o hábito de leitura passa de pai para filho, como é o caso da designer de joias Cris Lemos. Conversamos com ela e com outros nomes da cidade para saber as obras preferidas e o hábito de leitura: cada um com um gosto bem peculiar. Confira:

Raphaella Torres

A blogueira Rapha Torres com o livro Você é mais capaz do que pensa, de John G. Miller – Credito: Nando Chiappetta/DP

Raphaella Torres, que comanda o blog de moda O Mundo da Gringa, conta que seu “xodó” do momento é o livro Você é mais capaz do que pensa, que fala sobre empreendedorismo e empoderamento.  “Um livro que me marcou foi Mundo de Sofia, acho maravilhoso. Eu tinha 15 anos quando li. Foi um livro de descobertas. Foi o que eu me encantei mais”, contou. Ela ainda admite que suas duas sobrinhas leem muito – Fernanda, de 13 anos, e Vitória, de 17. “É praticamente um livro a cada 3 dias”, se orgulha.

Eduardo Magalhães

O médico Eduardo Magalhães com o livro Propósito – Credito: Nando Chiappetta/DP

O renomado médico Eduardo Magalhães tem uma rotina corrida em consultórios, mas sempre reserva um tempo para a leitura. No momento, o Dr. Sáude, como é conhecido, está folheando as páginas da obra Propósito, de Sri Prem Baba. Bárbara Maranhão, sua esposa, amiga e confidente, incentiva a leitura dentro de casa e não  vive sem um livro na cabeceira. “Difícil dizer um favorito, são tantos… Mas Quando Nietzsch Chorou me marcou muito”, decide. “Era muito jovem, aprendendo a me tornar quem de fato sou, sem medo de me expor. E ainda foi no começo do relacionamento com minha esposa, que assim como Lou Salome (uma das personagens), me encantou pela liberdade das convenções”, relata. O médico costuma ler à noite durante a semana e durante a tarde, nos fins de semana.

Nena Queiroga

A cantora Nena Queiroga é apaixonada por livros – Crédito: Roberto Ramos/DP

A cantora Nena Queiroga esconde uma faceta que faz parte da sua vida: leitora assídua. A artista adora biografias e livros de autoajuda. “Agora, eu estou lendo três! Céu de Beatriz, do médium Fernando Ben, Poder e Alta Performance, de Paulo Vieira, e estou relendo Ontem, Eu Chorei, de Iyanla Vanzant”. Ela diz que este último marcou muito, mas a obra que sempre costuma reler é Diário Noturno, de Gabriel O Pensador. “Acho que esse é o meu favorito”, diz. Ela conta que apesar do período da tarde ser o que ela mais gosta de ler, é à noite que ela consegue se concentrar, deitada na cama, antes de dormir. Uma pessoa que motivou bastante a leitura na vida de Nena foi Manuca Bandini, seu ex-namorado, cantor e compositor.

Juliana Santos

A empresária Juliana Santos está lendo Criatividade S/A, de Ed Catmull – Crédito: Charles Johnson / Divulgação

A empresária Juliana Santos vive em ponte aérea e admite que dentro do avião é um dos lugares que ela mais gosta para ler. No momento, ela está lendo o livro de negócios Criatividade S/A, de Ed Catmull. “É sobre o presidente da Pixar, que revela as escolhas que o tornaram um líder na indústria criativa”, explica. Como obra favorita, ela pontou o livro Rainha da Moda – como Maria Antonieta se vestiu para a Revolução, de Caroline Weber. E o gosto pela leitura é de família, seu irmão Zezinho é uma referência no hábito de leitura.

Cris Lemos

A designer Cris Lemos tem preferência por livros de histórias verídicas – Crédito: Paulo Higor Nunes / Divulgação

A influência dos pais e do marido fez com que a designer de joias Cris Lemos aquirisse o hábito pela leitura. Ela conta que está começando a ler o livro 1822, de Laurentino Gomes: “Sou uma pessoa que adora história, museus, então acho que é por isso que adoro livros de biografias, baseados em histórias verídicas”. Muitas publicações marcaram a vida da empresária. “Foram livros que me ensinaram um pouco sobre a cultura de determinado povo e época. Me lembro que, ainda adolescente, “devorei” a coletânea de Ramses e, mais pra frente, a trilogia de Princesa, e Queimada Viva. Não sei se hoje eles seriam meus favoritos, teria que re-lê-los pra saber”, explana. nos. Cris conta também que no dia-a-dia lê apenas à noite, antes de dormir, mas que adora começar um bom livro numa viagem.

Author: Júlia Molinari

Compartilhe este post