Rádio Clube de Pernambuco recebe homenagem na Assembleia Legislativa

Rádio Clube de Pernambuco recebe homenagem na Assembleia Legislativa

Por Rosália Rangel/Diario de Pernambuco

Mucio Aguiar, Leo Gangana, Ricardo Costa, Alexandre Rands, Terezinha Nunes e Lauro Gusmão – Crédito: Ricardo Fernandes/DP

A história da Rádio Clube de Pernambuco foi lembrada ontem na Assembleia Legislativa. A emissora, por iniciativa do deputado Ricardo Costa (PMDB), recebeu uma homenagem em razão de ter retomado, há pouco mais de três meses, a sua transmissão AM, depois de passar quase três anos retransmitindo a programação da Rádio Globo AM (frequência 720kHz). “Essa iniciativa vem ao encontro e ao desejo de uma audiência que valoriza os talentos locais e regionais”, destacou o deputado em seu discurso.

A solenidade foi presidida pelo presidente da Casa, Guilherme Uchoa (PDT), e contou com a presença do presidente do Diario de Pernambuco, Alexandre Rands, do vice-presidente do Diario, Lauro Gusmão, do diretor da Rádio Clube, Léo Gangana, funcionários da emissora e convidados.

Crédito: Ricardo Fernandes/DP

Ainda durante o discurso, o deputado Ricardo Costa fez questão de lembrar que a Rádio Clube, que ficou conhecida no país como “A Pioneira”, está perto de completar 100 anos realizando um trabalho que “aposta no futuro” do país, “com o retorno da emissora que realizou, em 1919, a primeira transmissão radiofônica no Brasil”, afirmou, acrescentando que ao longo dos anos passaram pela emissora artistas que valorizaram a cultura e a música pernambucana.

Ele citou como exemplo Capiba, Claudionor Germano, expoentes do frevo no estado, apresentadores como Fernando Castelão, Adelmar Paiva, Walter Lins, Aberlado Barbosa Chacrinha, o ator e comediante Chico Anísio, os músicos Sivuca e Hermeto Pascoal, e atores como Arlete Sales e Lúcio Mauro. “A Rádio Clube é uma emissora respeitada pelo seu pioneirismo e pelo esforço contínuo para adaptar-se às exigências do mercado, das novas tecnologias da comunicação do país”, observou o deputado.

Terezinha Nunes e Alexandre Rands, presidente do Diario de Pernambuco – Crédito: Ricardo Fernandes/DPR

Em nome do Diario de Pernambuco, Alexandre Rands agradeceu a homenagem e lembrou que a rádio surgiu em meio a um cenário de mudanças no Brasil. “A Rádio Clube, na verdade, está inserida dentro do movimento de transformação cultural de nosso país e de formação de nossa identidade regional. Mas desde o seu início, no auge nas décadas de 20 e 30, a rádio passou por um processo paralelo de modernização com troca de equipamentos e mudanças de sedes”, relatou.

“Hoje temos um rádio consolidado como um instrumento de comunicação, eu diria popular, mas não só popular porque o rádio atinge todos os segmentos sociais. Agora, como tudo no Brasil que atinge os segmentos sociais, naturalmente é popular porque a maioria da população brasileira ainda é pobre”, observou Alexandre Rands.

Alexandre Rands –
Crédito: Ricardo Fernandes/DP

“Então temos uma ligação muito forte com essa população e o desafio é dar continuidade a esse movimento na nossa rádio, mas com criatividade, ou seja, de forma que possamos chegar a transformar a cultura popular, mas dentro de uma perspectiva mais equilibrada na promoção do bem-estar geral, com critério de igualdade, de justiça, e de respeito às pessoas”. Durante seu pronunciamento, Alexandre Rands fez questão de citar os comunicadores da Rádio Clube presentes à solenidade Valdir Beserra, Roberto Nascimento e Tarcísio Bocão.

Para o diretor da Rádio Clube, Léo Gangana, a iniciativa do deputado Ricardo Costa representa “uma honra” para emissora. “A Rádio Clube é pioneira no Brasil e daqui a um ano e meio iremos completar 100 anos de existência e pra nós essa homenagem da Assembleia Legislativa tem uma importância muito grande porque passamos quase dois anos afiliados ao Sistema Globo de Rádio e decidimos agora retomar o projeto da Rádio Clube AM”, afirmou.

Terezinha Nunes, Alexandre Rands, Ricardo Costa e Leo Gangana – Crédito: Ricardo Fernandes/DP

No final da solenidade, foi entregue ao presidente do Diario uma placa comemorativa em homenagem à Rádio Clube. O final da sessão foi presidida pela deputada Terezinha Nunes (PSDB), que destacou a importância da história da emissora para Pernambuco e a população do estado. O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), e o desembargador Valdir Carvalho, vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 6ª Região, mandaram mensagens aos diretores da emissora. Também prestigiou o evento o presidente da Associação de Imprensa de Pernambuco (AIP), Múcio Aguiar.

Compartilhe este post