Recife ganha primeiro berçário premium: “Nós levamos o brincar muito a sério”, diz Ana Karina Torres, idealizadora do projeto

Recife ganha primeiro berçário premium: “Nós levamos o brincar muito a sério”, diz Ana Karina Torres, idealizadora do projeto

A capital pernambucana vai ganhar o seu primeiro berçário premium em janeiro de 2018. Sob a batuta de Ana Karina Torres de Melo e seu marido Diogo Melo, o centro de desenvolvimento infantil Prime Enfant promete oferecer uma educação diferenciada para as crianças de 0 a 3 anos de idade. A proposta educativa da instituição é incentivar o desenvolvimento infantil de maneira integrada e completa. Para isso, os empresários idealizaram uma estrutura completamente moldada para a primeira infância, contando playground, cozinhas para crianças alérgicas e não- alérgicas e até sala do soninho.

Ana Karina, mãe de João Victor e Ana Beatriz e esposa de Diogo – Crédito: Sheila Wanderley

 Ana Karina e Diogo foram em busca de inspirações, referências e estudos para a Prime Enfant, durante viagens a São Paulo, Estados Unidos e Europa, até encontrarem as teorias que formariam a escola: a Teoria da Complexidade, de Edgar Morin, e a Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner. 

A equipe de profissionais é liderada por pessoas especializadas na primeira infância nas áreas de pedagogia, fonoaudiologia, nutrição, fisioterapia, psicologia, educação física, enfermagem e letras. Além da estrutura diferenciada e atividades lúdicas, Ana Karina admite o segredo da Prime Enfant: “Na realidade, meu lado mãe falou muito mais alto. Cada cantinho eu fiz pensando nos meus filhos. E quando você faz algo direcionado para um filho, você procura fazer o melhor. Nós levamos o brincar muito a sério”.

Espaço da Prime Enfant – Crédito: Sheila Wanderley

Confira um bate-papo exclusivo com Ana Karina Torres, idealizadora do projeto: 

Como surgiu a ideia de investir em um projeto destinado à primeira infância?

Foi decorrente da minha necessidade como mãe. Tive um filho atrás do outro e eu estava sempre procurando um local para deixar as crianças quando eu tivesse que voltar a trabalhar. Comecei a estudar muito sobre a primeira infância e viajar para procurar referências. Segundo o Banco Interamericano de Desenvolvimento, cada um dólar investido na primeira infância, você tem um retorno de 7 dólares revertidos para a sociedade.

O que seria um berçário premium?
Um berçário com atendimento personalizado. São profissionais que trabalham nos segmentos de pedagogia, fonoaudiologia, nutrição, fisioterapia, psicologia, educação física, enfermagem e letras. As crianças vão contar com uma equipe experiente em educação infantil, principalmente nessa primeira fase da primeira infância, que corresponde de 0 até 3 anos. Cada cantinho, eu fiz pensando nos meus filhos e, quando você faz algo direcionado para um filho, você procura fazer o melhor.

Espaço da Prime Enfant – Crédito: Sheila Wanderley

Como foi o processo de pesquisa para definir a linha de estudo da Prime Enfant?
Fizemos pesquisas em algumas viagens pela Europa,  Estados Unidos… Aqui no Brasil, fomos pra São Paulo para coletar referências. O Prime Enfant é fruto da real necessidade que eu passei, do lugar que eu idealizava onde meus filhos pudessem brincar e aprender de maneira lúdica. Criança aprende brincando.

O que é a Teoria da Complexidade de Edgar Morin e a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner em que você se baseou?
A Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner acredita que existem 9 tipos de inteligência: lógico-matemática, linguística, musical, espacial, corporal-cinestésica, intrapessoal, interpessoal, naturalista e existencial. Normalmente, o que a gente mais vê nas escolas é uma atenção mais voltada à inteligencia linguística e matemática, mas a criança tem que ser vista como um todo, não fragmentada. Já a teoria da Complexidade consiste na integração das áreas de conhecimento, por isso nossa equipe abraça a multidisciplinaridade, para integrar os saberes. Buscamos o desenvolvimento infantil de maneira integrada e completa.

Espaço da Prime Enfant – Crédito: Sheila Wanderley

O que será trabalhado com as crianças na instituição?
O objetivo é trabalhar o desenvolvimento da criança, priorizando a autonomia, aliando as integrações de conhecimento e todas as inteligências. Teremos o pilates baby, executado por uma fisioterapeuta com experiência em educação infantil; shantala, uma massagem relaxante; além do programa bilíngue, a partir dos 2 anos, e um educador físico com o funcional kids.

Como será a estrutura da escola?
Era uma casa que tinha uma piscina e eu quis fechar a área. Meu marido é construtor e pensou em fazermos natação para crianças pequenas. Mas se eu fosse matricular uma criança pequena em um lugar com piscina,  ficaria preocupada. Decidimos criar o Water play, com água ozonizada que controla a pressão da água. Temos uma caixa de areia hipoalergênica colorida, onde todas as impurezas vão ser sugadas. Terá um playground específico para criança de cada idade, teatrinho infantil, casa de bonecas mobiliada, hortinha, salas de aprendizagem, biblioteca com livros expostos de forma lúdica. Tem uma sala motora destinada para  o Pilates baby, a Shantala, além de atividades de psicomotricidade e sala do soninho. Terá também um cineminha para auxiliar como ferramenta audiovisual e lactário com pressão positiva totalmente separado das duas cozinhas.

Terá uma cozinha para as crianças alérgicas e outra para crianças não-alérgicas. Disponibilizamos um refeitório infantil, uma área direcionada aos bebezinhos que ainda estão engatinhando, sala de tratamento de alimentos  e uma brinquedoteca com a temática de uma mini-cidade. É importante ressaltar que tanto o water play, quanto a miniquadra poliesportiva e o playground contarão com piso soft que reduz o impacto em até 25%. Terá pintura ao ar livre, uma minifazendinha com animais de pequeno porte como tartagura, pintinho e coelho… E também haverá um aplicativo, onde vamos disponibilizar as informações da criança (rotina).

A Prime Enfant começa a funcionar a partir de quando?
Nós iniciamos as atividades de acolhimento e adaptação, a partir do dia 15 de janeiro. No dia 1º de fevereiro começa o período letivo. Serão turmas pelo turno da manhã, das 7h15 às 11h15; turno da tarde, das 13h15 às 17h15; e integral, das 7h15 às 17h15.

Espaço da Prime Enfant – Crédito: Sheila Wanderley

Qual a importância de investir na educação diferenciada nos primeiros anos de vida?
É extremamente importante criar uma base sólida e consistente para as próximas fases do desenvolvimento. Se você faz uma primeira infância de forma consolidada, isso vai te influenciar na vida adulta. Se mudarmos o começo da história, mudamos a história toda. A primeira infância não é uma fase que a grande maioria das pessoas não dá a devida importância. Se essa fase fosse olhada de uma forma mais atenciosa, mais relevante, hoje nós teríamos adultos muito mais bem resolvidos e bem-sucedidos. O começo é a base de tudo. O cérebro da criança tem uma plasticidade muito grande: se os estímulos são dados de forma correta, isso só traz benefício. As crianças têm muita facilidade nessa faixa etária, é uma fase de intensa atividade cerebral. A nossa proposta pedagógica é trabalhada no lúdico, que não é confinamento, a criança não aprende dessa forma. É um sistema de rodízio onde as crianças passam por todos os ambientes, sempre através de atividades dirigidas e acompanhadas.

Qual o diferencial da Prime Enfant?
Eu gosto sempre de frisar que há colégios, escolas e creches com estrutura interessante no Recife. Mas, o que difere, além de uma estrutura diferenciada, é o serviço personalizado e uma abordagem educacional diferente. A partir do momento que não existe confinamento dentro de uma sala de aula, isso já se torna um diferencial. No momento, eu prezo muito pela interdisciplinaridade também. Estou abrindo o Prime Enfant para trazer o conforto e a tranquilidade para os pais que eu gostaria de ter tido.

Espaço da Prime Enfant – Crédito: Sheila Wanderley

Quantos alunos já estão matriculados? 
As matrículas foram abertas no dia 6 de novembro, mas não temos como precisar a quantidade exata porque a cada dia acontecem novas matrículas. Temos autorização para comportar 250 crianças, entretanto eu sempre gosto de trabalhar pela organização, eficácia e eficiência. Quando a gente fala de criança muito pequena, precisamos de um olhar muito cauteloso, então pretendo dar um atendimento bem personalizado.

Quais os principais requisitos para os profissionais que fazem parte da equipe?
Não foram profissionais gerais que eu estava procurando. Eu sempre tive na cabeça que iria encontrar profissionais com uma vasta experiência e expertise nessa área de primeira infância. Por exemplo, nossa nutricionista é especialista em alimentação materna e infantil. E temos também uma assessoria pedagógica, da educadora Berta Biondi, que tem muita experiência na implantação de educação do programa bilíngue, desde os 2 anos de idade.

Author: Júlia Molinari

Compartilhe este post